Atualmente, veículo se encontra em um museu no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O vereador Antonio Fidalgo Salgado Neto, o Toninho Salgado (PSD), vai requerer à Prefeitura de Guarujá, na próxima sessão ordinária (terça-feira), informações sobre todo o procedimento adotado que permitiu a retirada e exposição do carro fúnebre de Santos Dumont nas dependências do cemitério vertical santista Memorial Necrópole Ecumênica, no bairro de Marapé, em Santos.
O veículo é um Chevrolet Ramona, fabricado em 1929, que conduziu o corpo do aviador brasileiro após seu suicídio no Grand Hotel La Plage, no dia 23 de julho de 1932.
Continua depois da publicidade
Até 2017, ele era uma atração turística na Avenida Leomil com a Puglisi, no Centro de Guarujá.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Salgado tomou conhecimento após ler reportagem do Diário. Ele quer cópia de inteiro teor do processo administrativo que contém o termo de parceria, cujo objeto é o serviço de restauração do carro fúnebre.
Também saber em qual edição do Diário Oficial ou de qualquer outro veículo de imprensa foi publicado o chamamento público que permitiu a parceria; porque o veículo está exposto no acervo de carros antigos do Memorial e qual a previsão de retorno.
O Diário publicou reportagem exclusiva sobre a questão em 27 de janeiro último após inúmeros contatos de guarujaenses preocupados com os patrimônios históricos da Cidade.
Continua depois da publicidade
Entre eles o professor e ambientalista Matheus Marques, que conseguiu fotos do carro sendo reformado e até um vídeo, que vinha sendo veiculado nas redes sociais, mostrando o carro na exposição.
O material foi enviado à Reportagem que, esteve no local checando e constatou que ele se encontrava exposto.
Os professores Zoel Siqueira, ex-secretário de Educação; e Valter Batista, ex-secretário de Turismo e que inclusive foi candidato a prefeito nas últimas eleições, também manifestaram preocupação com o destino do veículo fora de Guarujá.
Continua depois da publicidade
DESTINOS.
Quando o carro foi retirado do Centro da Cidade, a Prefeitura de Guarujá informou que, provisoriamente, ele seria levado para a garagem municipal. Posteriormente, o veículo faria parte de um acervo na Base Aérea, em homenagem ao Pai da Aviação.
O local onde o carro estava abrigado - uma base próxima da Câmara de Vereadores, localizada no canteiro que divide as duas mãos de tráfego da Avenida Leomil - hoje serve à Secretaria de Turismo e a Secretaria de Defesa e Convivência Social.
Continua depois da publicidade
PREFEITURA.
A Prefeitura informa que responderá o requerimento no devido prazo legal. Ou seja, depois que o requerimento for aprovado no Legislativo e recebido no Executivo.
Acrescenta que o serviço de restauro do carro fúnebre foi doado pela empresa Memorial - Gestora de Necrópoles Ltda, conforme consta de termo de doação assinado, portanto, o serviço não gerou despesas aos cofres públicos.
Continua depois da publicidade
Por fim, reitera que o veículo, neste momento, encontra-se em poder do doador, com o trabalho de restauro já na fase final.
Continua depois da publicidade