Guarujá

Teatro Procópio Ferreira apresenta peça com sobreviventes da bomba de Hiroshima

Apresentação acontece na próxima sexta (10), com fotos originais e canções da época executadas pelos próprios Imigrantes. A entrada é gratuita

Da Reportagem

Publicado em 31/01/2023 às 16:21

Atualizado em 31/01/2023 às 16:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com fotos originais e canções da época, os acontecimentos são narrados pelos sobreviventes / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Na próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro, o Teatro Procópio Ferreira exibe gratuitamente, às 20 horas, a peça 'Os três sobreviventes de Hiroshima'. O espetáculo leva o ponto de vista de quem vivenciou o primeiro ataque nuclear da história e convive com as consequências desta tragédia humanitária que aconteceu no Japão. O endereço é Avenida Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante a apresentação, o público poderá conhecer a história de Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe, que na época tinham 21, 5 e 2 anos, respectivamente. Eles estavam em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, dia em que a bomba Little Boy foi lançada pelos americanos nesta cidade do Japão.

Continua depois da publicidade

Com fotos originais e canções da época, os acontecimentos são narrados pelos sobreviventes, com Bonkohara e Watanabe em cena e Morita em vídeo e interpretado pelo ator Ricardo Oshiro, no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama.

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pela internet na plataforma Sympla, ou na bilheteria, no dia da apresentação, 60 minutos antes do início do espetáculo.

Continua depois da publicidade

Projeto 'Sobreviventes pela Paz'

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, a peça deu origem ao projeto 'Sobreviventes pela Paz', cuja ideia nasceu em 2012, a partir de pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. O trabalho envolveu um criterioso levantamento durante 12 meses e mais quatro meses para desenvolver o roteiro e a montagem do espetáculo.

Segundo Nagai, ainda que o texto trate sobre uma tragédia, a peça leva uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma mensagem forte de resiliência, perdão e superação. "Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou para mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam".

Continua depois da publicidade

ProAC e NAGAI Produções Artísticas e Culturais

A sessão em Guarujá é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de projeto contemplado pelo ProAC, e NAGAI Produções Artísticas e Culturais, que, desde 2011, desenvolve projetos artísticos e culturais, promove palestras, seminários e eventos corporativos. O apoio é da Universidade Internacional da Paz (Unipaz ) filial Baixada Santista e Bar Heinz.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software