Guarujá
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Claudio Fernando (Novo) nasceu em Guarujá e tenta a cadeira do Executivo pela primeira vez / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Claudio Fernando (Novo) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Guarujá. O prefeiturável é empresário, tem 44 anos e nasceu em Guarujá. Esta é a primeira vez que ele tenta ser prefeito da sua cidade natal, mas não é a primeira que tenta um cargo público: Em 2018, ele concorreu a Governador do Estado pelo PMN e, em 2022, tentou ser deputado estadual pelo PL.
Claudio Fernando: “Realizar estudos para viabilizar a construção de Hospital Municipal e centro de especialidades; instalar Hospital Veterinário Fortalecer os cuidados do bem estar animal; instituir a telemedicina no Sistema de Saúde Pública no Município; implementar programas eficazes de controle de vetores responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e outras. Modernizar a infraestrutura do sistema de saúde com uma plataforma digital unificada com o SUS; dar transparência à lista de espera para realização de exames e cirurgias do Sistema público de Saúde no Município; avaliar a viabilidade de implantação da área de engenharia clínica para controle, estudos e aquisição de novos equipamentos hospitalares e manutenção dos existentes; ampliar e fortalecer o programa de prevenção à mortalidade infantil; executar programas de prevenção a gravidez na adolescência e DST; efetuar parcerias com as universidades locais para aprimorar o planejamento e a avaliação das Políticas Públicas de saúde”.
Continua depois da publicidade
Claudio: “Realizar edital na área da educação para eleição dos diretores de escolas municipais; criar o "Provão" Guarujá, para avaliação semestral do nível de aprendizado dos alunos do fundamental, encaminhando para o reforço escolar aqueles que apresentarem deficiência; inserir no currículo escolar as disciplinas de educação financeira, empreendedorismo, inteligência comportamental e educação esportiva; instalar creche noturna (realizar estudo de demanda); efetuar parceria com instituição privada para atender as necessidades de vagas de creches; fortalecer a estrutura do plano de desenvolvimento infantil 2; fortalecer a estrutura do plano de desenvolvimento infantil; inserir na política pública da área de educação o atendimento de adolescentes e jovens especiais acima de 18 anos; criar Observatório Municipal da Educação; fortalecer o Terceiro Setor na prestação de serviços das áreas da educação, cultura, esporte, saúde e assistência social; e incluir no currículo escolar a educação ambiental”.
Claudio: “Fortalecer a gestão das APAS - Áreas de Preservação Ambiental (Serra do Guararu e Serra do Santo Amaro); criar parte na região da Enseada (Próx. Av. Plínio de Carvalho); criar Parque Praça 14 Bis; revitalizar e requalificar praças públicas; acelerar o processo de implantação do centro de triagem de resíduos (Morrinhos); realizar estudos para implantação de energia renovável nos prédios públicos; incentivar a adoção de espaços públicos, como praças e parques em parceria com a iniciativa privada; fortalecer programas para o desenvolvimento sustentável (Município Verde Azul, Agenda 21, Plano de Manejo das APA); instituir a Política e o Plano Municipal de Mudanças Climáticas; implantar os Planos de Educação Ambiental e da Mata Atlântica; e colocar em funcionamento a Comissão de Fiscalização do Contrato da SABESP.
Claudio: “Criar acesso da Avenida Primavera (Jd. helena Maria) sentido rua Cubatão (Pitangueiras); criar acesso viário do Jd. Virgínia para a avenida Dom Pedro I; atuar para executar o prolongamento da Av. Dom Pedro até a Estradas do Pernambuco; atuar junto a DER para a construção de rotatória na entrada e saída da Vila do Perequê, na rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, incluindo redutores de nível de velocidade próximo ao local; viabilizar a execução do projeto do viaduto de acesso da Rua do Adubo com Sítio Conceiçãozinha; estudar a viabilidade da instalação de VLT -Veículo Leve Sobre Trilho (Trem de superfície); implantar sistema de controle de vagas nas áreas comerciais e de grande fluxo de veículos (Zona Azul) Requalificar e ampliar a malha cicloviária do Município Realizar estudo para implantação de faixas dedicadas às motocicletas nas principais vias do Município; atuar junto ao governo estadual para a implantação de transporte público hidroviário, integrado às demais cidades da Baixada”.
Continua depois da publicidade
Claudio: “Construir um plano integrado de segurança unindo as forças Estaduais, Municipais e Comunidade; instalar o centro de monitoramento no Município (Semáforos inteligentes, leitura facial, leitura de placas de veículos, integração das áreas da segurança pública); ampliar e fortalecer a Força Tarefa Municipal; estabelecer o grupamento da força tarefa específica para atuação nas APA's; fortalecer o GGI-M - Gabinete de Gestão Integrada Municipal; fortalecer os programas de proteção e apoio para mulheres vítimas de violência; agir para o funcionamento 24hs da Delegacia da Mulher; estabelecer programa permanente de educação e conscientização da população para casos de desastres naturais”.
Claudio: “Criar a Sala do Empreendedor (Secretaria de Desenv. Econômico); desenvolver a atividade do turismo náutico e ecológico; realizar estudos para instalações industriais na área de retroporto; fortalecer e ampliar os centros de capacitação profissional (Camp, 1° de Maio, Etec, Fatec); criar calendário anual de eventos na cidade; criar festival de inverno (atração de turistas); incentivar a área da construção civil a realizar programas de revitalização e manutenção predial para geração de emprego e renda no Município; instituir o Poupa Tempo Empresarial Municipal; desburocratizar e digitalizar os processos de abertura de empresa, alvarás de obras e demais licenças do Município, buscando eliminar a corrupção; criar política de regularização do comércio ambulante, incentivando a criação de feiras em horários alternativos”.