Guarujá

Projeto Ondas transforma vida de menino de 10 anos

Iniciativa social de Guarujá ajudou Luan Emanuel Delfino da Silva a descobrir um sonho: se tornar surfista profissional

Da Reportagem

Publicado em 16/10/2023 às 08:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Luan Emanuel entrou no Projeto Ondas com 5 anos, agora, aos 10, conta como a iniciativa transformou sua vida / Divulgação

Continua depois da publicidade

Na cidade de Guarujá, o Projeto Ondas é mais do que uma simples iniciativa social, é uma fábrica de sonhos que transforma vidas. Entre as histórias de superação e esperança, destaca-se a de Luan Emanuel Delfino da Silva, um garoto de 10 anos que encontrou no Ondas não apenas um refúgio, mas uma escola de vida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

"Meu nome é Luan Emanuel Delfino da Silva, tenho 10 anos de idade e entrei no Projeto Ondas com 5 anos," inicia Luan, com a alegria de quem descobriu um universo de possibilidades no projeto que atende crianças e adolescentes em situação de
vulnerabilidade.

Antes de ingressar no Ondas, a vida de Luan era "legal", como ele mesmo diz. Mas, quando iniciou no Projeto, descobriu não apenas um esporte, mas uma grande paixão: o surfe. "A coisa que eu mais gosto de fazer aqui no Projeto Ondas é surfar e fazer aula com a professora de português," conta o menino.

Continua depois da publicidade

A transformação na vida de Luan foi profunda. "O Projeto Ondas mudou muita coisa na minha vida, mas a coisa que mais mudou foi a minha felicidade de poder surfar. Antes eu só ia para a escola e ficava em casa sem fazer nada, pensando em algum dia poder ir para a praia e surfar," compartilha Luan, expressando a alegria de quem encontrou em cada onda uma razão para sorrir.

Além de proporcionar ao garoto a oportunidade de praticar o esporte, o Projeto Ondas guiou o garoto na descoberta de seu maior sonho: "O Ondas me ajudou a descobrir meu maior sonho, que é ser um surfista. Agora o meu maior sonho é virar um surfista profissional e ganhar um título mundial".

O surfe não apenas moldou os sonhos de Luan, mas também o transformou como pessoa. "O surfe me ajudou a ficar mais calmo, conhecer muito mais pessoas. Antes eu era muito isolado, só tinha 3 amigos. Agora eu consigo conversar com muito mais pessoas," revela o menino, destacando a influência positiva do esporte em sua sociabilidade.

Continua depois da publicidade

No rol dos aprendizados do Projeto, Luan destaca valores que transcenderam as ondas e ecoaram em sua vida cotidiana. "Os ensinamentos no Projeto Ondas que o mais aprendi foi respeito, ajudar o próximo e ter empatia," afirma Luan, evidenciando que o projeto vai além do surfe, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e solidários.

E ao imaginar o último dia no Ondas, Luan revela a emoção genuína que o projeto despertou nele. "A primeira coisa que eu ia fazer seria chorar e lembrar dos ensinamentos que aprendi desde 2018, carregando até agora, em 2023. Ia me lembrar dos meus amigos e dos ensinamentos que eu aprendi".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software