Guarujá

Prefeitura renova convênio com 3º Batalhão de Polícia Ambiental

Com vigência de cinco anos, iniciativa reforça esforços entre Município e Estado na defesa do Meio Ambiente da região

Da Reportagem

Publicado em 06/07/2022 às 14:53

Atualizado em 06/07/2022 às 14:53

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Prefeitura renova convênio com 3º Batalhão de Polícia Ambiental / Foto: Divulgação

Continua depois da publicidade

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinou na última terça-feira (5), a renovação do convênio com o 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb), por intermédio das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Segurança Pública. A iniciativa reforça os esforços entre Município e Governo do Estado na defesa do Meio Ambiente da região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PAT Guarujá entrevista 62 candidatos às vagas oferecidas pelo Grupo Madero

• Mulher deitada no sofá de casa, em Guarujá, é atingida por tiro na nádega 

• Guarujá abre 210 vagas gratuitas em diversos cursos, oficinas e mentorias

O convênio, que tem vigência de cinco anos, prevê o compromisso do Município em empenhar recursos para manter a locação do imóvel da sede da corporação, que em contrapartida permanecerá com suas atividades de fiscalização de crimes e infrações ambientais. A ação também visa promover práticas de educação ambiental nas escolas municipais.

O 3ºBPAmb está localizado na Praça Getúlio Vargas, 56, no Jardim Guaiúba, em uma área de mil metros quadrados. Atualmente, conta com um efetivo de 494 policiais ambientais, que atuam no litoral paulista, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba, abrangendo 63 municípios.

Continua depois da publicidade

Entre as principais atividades estão ações de fiscalização ambiental, tais como atuação contra maus-tratos, salvamento de animais e pessoas, fiscalização de  pesca irregular e áreas de invasão, além de ações conjuntas com a Força-Tarefa e Defesa Civil municipal.

GDA

A Prefeitura de Guarujá conta, também, com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), formado por guardas civis municipais, que atua em apoio à Polícia Militar Ambiental. O GDA foi instituído pelo decreto 9372/2011 e tem por finalidade promover a defesa do patrimônio ecológico e ambiental do Município de Guarujá.

Continua depois da publicidade

Os agentes monitoram e inspecionam as áreas de proteção ambiental a fim de evitar invasões e danos à natureza, são responsáveis, ainda, pela captura de animais e fiscalização do lazer náutico. Hoje, o grupamento é referência no manejo de abelhas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software