Guarujá

Prefeitura presta auxílio às famílias que tiveram casas atingidas pelas fortes chuvas

Segundo dados da Defesa Civil choveu 70% do que era esperado para todo o mês em menos de 12h. O alto volume de chuva surpreendeu e dificultou o escoamento das águas

Da Reportagem

Publicado em 08/12/2022 às 12:00

Compartilhe:

A região mais atingida foi a da Enseada / Helder Lima/ Prefeitura de Guarujá

Desde a manhã da última quarta-feira (7), equipes da Prefeitura de Guarujá prestam auxílio e orientações às famílias que tiveram suas casas atingidas pelo temporal que caiu na madrugada de terça para quarta-feira. A Defesa Civil do Município já esteve nas residências fazendo vistorias e não constatou danos estruturais. Foram feitas orientações gerais para um retorno seguro das pessoas às suas moradias.

A região mais atingida foi a da Enseada. Segundo dados da Defesa Civil choveu 70% do que era esperado para todo o mês em menos de 12h. O alto volume de chuva surpreendeu e dificultou o escoamento das águas.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) realizou o cadastro de 78 famílias que tiveram suas casas alagadas ou afetadas pela chuva, na comunidade do Areião. Foi oferecido aos que não tinham condições de retornar para suas residências a unidade de Acolhimento Municipal, mas as famílias preferiram ir para casa de amigos e parentes. Além disso, foram fornecidos alimentos, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e também colchões, pela Sedeas.

Na manhã desta quinta-feira (8), foi montada uma base da Sedeas no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias Prof. Carlos César Fernandes Garcia (End.: Rua Iracema, s/nº – Parque Enseada), para cadastro das famílias e orientações.

Um caminhão da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) realiza a retirada dos entulhos e materiais danificados das ruas, bem como das casas atingidas, que estão abaixo do nível da rua, desde a tarde de quarta-feira (7). Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra) atuam desde quarta-feira na canalização externa e abertura de valas para ajudar a acelerar o escoamento de água na região.

Acumulado de chuva surpreende
O acumulado de chuva das últimas das últimas 24h está em 63,5 mm. Já o das ultimas 72 horas é de 108 mm. O acumulado mensal encontra-se em 139,5 mm, mas o volume verificado para o curto espaço de tempo, especialmente na região da Enseada, onde se encontra a comunidade do Areião, surpreendeu os técnicos da Defesa Civil do Município.

Na manhã desta quinta-feira (8), a cidade amanheceu com céu azul e não há previsão de chuvas para os próximos dias. Entretanto, a média prevista para o mês de dezembro é de 213,1 mm.

Doações
Quem puder encaminhar doações às famílias atingidas pelo temporal pode procurar a sede do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, no Centro). Já as famílias que necessitam de doações e emissão de novos documentos estão sendo orientadas a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640.

Investimentos
Nos últimos seis anos, foram investidos mais de R$ 290 milhões em obras de infraestrutura em Guarujá, que contemplam, entre outras, melhorias da rede de drenagem, execução de novas redes e galerias. Além destas ações, a Seurb e Seinfra também realizaram diversos serviços para aprimorar o sistema de drenagem municipal.

Existem ações com foco exclusivo na drenagem, tais como limpeza e desassoreamento de canais, obtenção de recursos para a atualização do Plano de Macrodrenagem e uma das principais obras da administração: a Macrodrenagem da Bacia do Rio Santo Amaro. A busca por recursos extraorçamentários para investimento em obras de infraestrutura/drenagem, somam mais de 780 milhões.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter