A Usafa da Vila Edna registrou o maior número de atendimentos: 323 realizados / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Há um ano, Beatriz Aparecida Costa Alves, 67 anos, é paciente da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Vila Edna, em Guarujá. No último sábado (17), ela participou do mutirão de serviços de saúde promovido pela Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Saúde (Sesau). A Usafa do Perequê também realizou mutirão na mesma data. Ao todo, as unidades somaram 513 atendimentos prestados.
Segundo Beatriz, o atendimento na Vila Edna foi excelente. Lá, fez testagem para sífilis, HIV e também de escarro para tuberculose. "Maravilhoso o atendimento que tenho aqui. Quando tem no final de semana, melhor ainda, pois ajuda muita gente".
Continua depois da publicidade
A paciente conta que sempre vai aos mutirões e que avisa todo mundo pra comparecer. Beatriz já criou um forte vínculo com a Usafa, tanto que no sábado levou um caldo verde a todos os profissionais da Unidade. "Tem vezes que vou à Unidade só pra visitar o pessoal", completa.
As Usafas contaram com uma série de serviços, como a oferta de vacina contra a influenza (gripe), multivacinação e covid-19, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – HIV, Sífilis e Hepatites. Teve ainda agendamento e exames como eletrocardiograma e preventivo, coleta de baciloscopia (amostras de escarro para diagnóstico ou controle da tuberculose) exames de eletrocardiograma, preventivo e consulta médica.
Continua depois da publicidade
A Usafa da Vila Edna registrou o maior número de atendimentos: 323 realizados. O destaque foi a vacinação com 135 doses aplicadas, sendo 87 contra a influenza. No Perequê, a equipe realizou um total de 190 atendimentos. Dessa marca, 96 também correspondem às vacinas, com a aplicação de 40 imunizantes contra a gripe. O equipamento fez mais de 60 preventivos e eletro, além de 30 testes rápidos. Os mais de 500 atendimentos nas Usafas envolveram demais procedimentos e exames.
Continua depois da publicidade