Programa Vida Digna

Prefeitura de Guarujá afirma que famílias atingidas por incêndio serão atendidas

Ao todo, 580 unidades habitacionais no Parque da Montanha e Cantagalo são destinadas a moradores de palafitas como as que foram atingidas no incêndio deste sábado (8)

Da Reportagem

Publicado em 08/07/2023 às 14:55

Compartilhe:

Combate às chamas na Comunidade da Prainha durou algumas horas durante a madrugada, em Guarujá / THIAGO RODRIGUES / ARQUIVO PESSOAL

As famílias atingidas pelo incêndio, na madrugada deste sábado (8), na comunidade da Prainha, em Guarujá estão contempladas no Programa Vida Digna, do Governo Estadual, viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Ao todo, em Guarujá, são 580 unidades habitacionais - das quais 140 já estão totalmente concluídas - no Parque da Montanha e Cantagalo, do programa que objetiva a erradicação de palafitas em toda a Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As 140 unidades já totalmente concluídas pela CDHU estão em fase de assinatura de documentação para entrega das chaves. As outras 440 unidades, estão em fase final de obras.

"A Prefeitura de Guarujá tem insistido com a CDHU para  uma solução urgente nas pendências da documentação imobiliária, de modo a garantir a segurança jurídica  aos moradores", afirmou o secretário de Habitação de Guarujá, Cláudio Paes Rodrigues.

HABITAÇÃO.
Nos últimos seis anos, a Prefeitura já entregou 574 unidades habitacionais a famílias do complexo Prainha -Marezinha, na primeira fase do programa federal Favela-Porto-Cidade, no Parque da Montanha. Elas fazem parte das 1.114 unidades habitacionais e 2.900 escrituras definitivas que o Município já entregou entre 2017 e 2023.

A meta até o final de 2024 é concluir a entrega de 2.443 unidades habitacionais e 9 mil títulos de regularização fundiária.

No Parque da Montanha 649 unidades habitacionais estão em construção, no âmbito do PAC 1 do Ministério das Cidades (MCID), do Governo Federal, com complementação de recursos por meio de convênio com a  Autoridade Portuária de Santos. Estão sendo construídas outras 240 unidades, no âmbito do Programa Vida Digna do Governo Estadual, pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), sendo que destas 140 foram entregues no dia 30 de junho.

Já no Cantagalo, na região da Enseada, são 340 unidades em construção no âmbito do Programa Vida Digna, do Governo Estadual por meio da CDHU. Outros 240 apartamentos estão em construção com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para famílias oriundas de áreas de risco, dos morros João Guarda, Vale da Morte e Vila Júlia.

FUNDO SOCIAL.
O Fundo Social de Solidariedade de Guarujá destinou, na manhã deste sábado (8), 1 tonelada de alimentos, cobertores, água, kits de limpeza e de higiene para as vítimas do incêndio.
As secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação e a Defesa Civil estão na Quadra da Escola Philomena Cardoso de Oliveira (Rua  Guilherme Backeuser, 250 - Vicente de Carvalho ) realizando a assistência às famílias atingidas. O local também é posto de arrecadação de doações.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Litoral de SP sedia 'Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias'; veja como ajudar

O objetivo é promover um grande mutirão de coleta de resíduos e a atividade é aberta para participação de voluntários

Cotidiano

Estudo registra mais de 200 baleias-franca percorrendo litoral brasileiro; entenda

A temporada de reprodução das baleias-franca no litoral sul do Brasil começou em julho e segue até novembro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter