Guarujá
Valter Suman afirma que é a favor da construção e diz temer aumento do número de acidentes de embarcações na Região
Suman afirma alívio por acidente não ter deixado vítimas e afirma defender túnel submerso / Nair Bueno / Diário do Litoral
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O prefeito de Guarujá afirma que o acidente entre embarcações ocorrido neste domingo (20) na área de um píer utilizado por ciclistas para realizar a travessia Santos-Guarujá dá mais força para a volta do debate de uma nova forma de ligação seca entre ambos os municípios. Segundo Valter Suman, o túnel submerso seria a melhor solução para os moradores.
Segundo apuração da reportagem do Diário do Litoral, o navio da HAMBURG SUD colidiu contra uma balsa de carros que estava atracada no lado do Guarujá, na travessia com Santos, por volta das 13h30 deste domingo. A embarcação saiu arrastando não apenas a balsa, como o bicicletário e também arrebentou parte da estrutura de concreto do atracadouro.
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Apesar da preocupação que as primeiras horas desta segunda-feira (21) seriam de caos na travessia de automóveis e motocicletas, a rotina dos motoristas ficou praticamente inalterada e o tempo de espera nas balsas não superou a marca de 35 minutos durante toda a manhã, segundo dados do portal do Departamento Hidroviário.
‘Primeira [preocupação] é a questão da mobilidade. Nós estamos testemunhando um acidente na maior travessia de navegação do mundo. Cerca de 30.000 veículos, entre carros, caminhões, motos e bicicletas fazem a travessia Santos/Guarujá, Guarujá/Santos”, afirma Valter Suman, prefeito de Guarujá.
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“Da nossa parte, da Prefeitura Municipal do Guarujá, através da Secretaria da Segurança, Defesa Civil, da nossa Guarda Civil Municipal Metropolitana, nós estamos dando apoio e suporte para que haja menos transtorno possível nessa travessia”, prosseguiu.
O chefe do Executivo guarujaense afirmou que deverá se encontrar com autoridades estaduais ainda durante esta segunda-feira para tratar sobre o assunto e buscar apoio para resolver a situação do píer destruído, que prejudicou, especialmente, a rotina dos ciclistas.
“Estamos fazendo essa vistoria. Ontem (20) foi amplamente filmado e divulgado esse acidente. Já encaminhei mensagem até o Marco Vinholi, secretário de desenvolvimento regional, e ontem mesmo ele mandou uma mensagem bastante preocupado. Ainda há pouco retornei as mensagens com fotografias e tenho certeza que hoje à tarde ainda estarei no Palácio dos Bandeirantes durante um evento e aproveitarei essa oportunidade para ver quais são as diretrizes. Por hora a gente precisa saber, óbvio, a apuração de responsabilidades, portanto, p Departamento Hidroviário, Prefeitura e Capitania dos Portos farão o diagnóstico do que aconteceu. Lamentavelmente já sei que em dez anos são quatro acidentes envolvendo navios de grande porte”, afirma.
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Por fim, durante conversa com a imprensa, Suman destacou que o incidente deve reacender o debate entre túnel submerso e ponte para ligar Santos a Guarujá, o que se trata, segundo ele, de um debate histórico que pode estar chegando a uma conclusão.
“A grande discussão é: túnel submerso ou ponte. Nós queremos que seja a melhor decisão possível para minimizar esse impacto do lado do Guarujá, e claro, em Santos também, e a gente sabe que uma travessia por ponte, num determinado local, não impactaria positivamente e aí eu acho que essa discussão precisa ser reavaliada avaliada para minimizar os transtornos. São quatro acidentes num período aí de 5 a 10 anos, salvo engano, e é um debate já histórico. Eu acho que uma decisão tem que ser tomada. Já está saturado esse sistema de travessia e graças a Deus, o mais importante, é que dessa vez não houve vítimas. Foram só danos materiais estruturais consideráveis e a nossa grande reivindicação é para que haja a maior agilidade possível na tomada de uma decisão e que se realize num tempo em que engenharia possa concluir. Eu tenho defendido essa situação desde que fui consultado e sabemos que existem algumas divergências, mas a que minimizaria substancialmente nossa travessia do lado de Guarujá, ainda mais porque nós recebemos cada vez mais pessoas que vêm morar aqui, a melhor saída seria o túnel submerso”, conclui.
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