O projeto completo prevê a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
Dando continuidade às obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro, em Guarujá, está sendo executada a fase de substituição de solo, no lugar onde será construído o piscinão 3, que é um reservatório de água que receberá as águas do canal da Avenida das Acácias. A obra é histórica e mudará a vida dos moradores do bairro Santo Antônio, que há anos sofrem com o problema crônico das inundações e dos alagamentos.
Atualmente, encarregados, engenheiro, pedreiros, motoristas, operadores e pessoal de logística trabalham com a ajuda de três máquinas escavadeiras hidráulicas que realizam os serviços de escavação, aterro, carregamento e acabamento. Outros 11 caminhões basculantes ainda transportam material, carregando a lama que é removida e trazendo a terra nova e mais firme que ficará no local.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras, é necessária a substituição do solo para dar mais firmeza ao terreno. “Isso precisa ser feito tanto no local onde será instalado o reservatório quanto em seu entorno. Depois da escavação para o piscinão, será realizado um acabamento de concreto no fundo e nas laterais concomitantemente com a execução do dique e da estrutura de controle de bombeamento”, explica.
O piscinão 3, que recebeu a cessão de uso gratuito em condições especiais da União, tem área de 19.126,44 m² e receberá as águas do canal da Avenida das Acácias. Será comportado um volume útil de 21.988 m³. Ele servirá para armazenar água e evitar inundações, principalmente quando juntarem os fatores maré alta e chuvas fortes.
Continua depois da publicidade
A conquista é resultado de diversas reuniões e incansáveis tratativas por parte da Prefeitura de Guarujá com o Governo Federal. O prefeito de Guarujá chegou a protocolar um documento, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), solicitando urgência aos trâmites.
O projeto
O projeto completo prevê a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas. Os investimentos são de R$ 77,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Programa Avançar Cidades.
Continua depois da publicidade
O conjunto de intervenções proposto para o local inclui ainda um sistema de proteção contra inundações, por meio da ampliação da capacidade dos canais e galerias existentes, associado a um sistema de proteção dos efeitos da maré.
De acordo com o projeto, os piscinões ficarão no final de cada canal, próximos ao Rio Santo Amaro, e entre eles haverá um dique de proteção. O primeiro, que será erguido na Rua Paulo Orlandi, será o menor, com volume útil de 7.078 m³, com três metros de altura.
O chefe do Executivo tem acompanhado de perto todas as etapas das obras. “Esses moradores sonham com esse momento há muitos anos e o Município realiza essas intervenções com muita satisfação, em função das tratativas que se arrastam por muitos anos”, destaca.
Continua depois da publicidade