Mais de 600 pessoas conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho nos últimos cinco anos / Hygor Abreu/ Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
Para mais de 4,6 mil oportunidades ofertadas em cinco anos por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Guarujá, foram pouco mais de 18 mil inscritos e mais de 6,2 mil encaminhados para entrevista na empresa que disponibilizou as vagas. Mas, afinal, como garantir o sucesso nessa jornada?
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Segundo a coordenadora da unidade, Geni Silva, a escolaridade é um fator decisivo. "A maioria dos empregadores pede Ensino Médio completo e muitos candidatos têm Ensino Fundamental incompleto", explica ela, que acompanha, todos os dias, a saga de muitos tentando se recolocar no mercado de trabalho.
O superintendente do PAT/ Poupatempo de Guarujá, Robert Ramos Novais, lembra que a primeira impressão é a que fica. "Não esqueça de incluir no currículo cursos e qualificações, sem mentir. Se vestir adequadamente para uma entrevista é essencial".
Continua depois da publicidade
O auxiliar de restaurante Anderson Alexandre Aguiar, de 40 anos, conseguiu o segundo emprego por meio de uma oportunidade oferecida pelo PAT Guarujá. O motorista carreteiro agora resolveu mudar de ramo. "Eu estava desempregado e queria ganhar um dinheiro até voltar para a minha profissão. Acredito que, para conseguir as coisas, temos de correr atrás", diz ele.
A recepcionista Larissa Pâmela Maria da Silva, de 23 anos, garantiu emprego na primeira vez que buscou ajuda no PAT. "Fiquei sabendo das vagas oferecidas e pedi as contas do restaurante onde estava atuando como garçonete. Já faz três meses que consegui essa oportunidade", explica ela.
Números
Mais de 600 pessoas conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho nos últimos cinco anos, por meio do PAT de Guarujá. No mesmo período, a Cidade ainda ofereceu mais de 4,6 mil oportunidades de emprego exclusivas aos munícipes. As chances são para variados níveis de ensino e não necessariamente exigem experiência do candidato.
Continua depois da publicidade
Cursos de qualificação são caminho para o sucesso
Unindo cursos, oficinas, workshops e iniciativas de suporte ao microempreendedor, a Prefeitura de Guarujá, junto aos seus parceiros, realizou 71 ações só este ano. Com a Jornada Empreendedora, que acontece até o começo de novembro, serão 82 ações realizadas, somando mais de 2 mil pessoas alcançadas e capacitadas apenas em 2022.
Segundo o superintendente municipal de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual, Diego Abreu, é fundamental aproveitar as oportunidades de cursos gratuitos da Prefeitura. "Em um cenário cada vez mais competitivo, a qualificação profissional abre portas do mercado de trabalho e permite que você lute por vagas com melhores salários e perspectivas de crescimento".
Continua depois da publicidade
Para 2023, novos planos: o Município prepara junto ao Sebrae o Plano de Desenvolvimento Local, que vai além da agenda de cursos e oficinas de capacitação. Nas escolas da rede pública municipal, será abordado o empreendedorismo como liderança, criatividade, proatividade e planejamento de negócios.
Para informações ou dúvidas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) atende pelo WhatsApp (13) 3040-7432. O atendimento é das 10 às 16 horas. A sede da secretaria é na (Avenida Leomil, 630 – Centro).
Continua depois da publicidade