O secretário-adjunto de Planejamento, Sandro Mastellari, explica que o objetivo é criar parcerias e mobilizar os jovens no enfrentamento dos indicadores negativos do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasil (IDSC BR) / Divulgação
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias
Na próxima quarta-feira (6), a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Guarujá (Seplan) se reunirá às 15h30, com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), para tratar da elaboração do plano de ação para alcançar as metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro será na sede da administração municipal.
Continua depois da publicidade
O secretário-adjunto de Planejamento, Sandro Mastellari, explica que o objetivo é criar parcerias e mobilizar os jovens no enfrentamento dos indicadores negativos do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC – BR). Esta plataforma, da qual a cidade é signatária, monitora dados relacionados a quesitos ambientais, econômicos e sociais.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
“Queremos ouvir o que eles têm de projeto, para que possamos alinhar as nossas ações com a juventude, por meio de capacitações, programas sociais, palestras e bolsas de estudo. Também está no nosso planejamento trazer os grêmios estudantis que são ligados ao CMJ, para que haja uma conscientização com o público de menor idade do ensino fundamental”, conta.
Atualmente, oito grêmios estão associados ao conselho, provenientes das seguintes escolas municipais: Profª Lúcia Flora dos Santos, Dr. Gladston Jafet, Ary da Silva Souza, Ivonete da S. Câmara, Profª Mª Aparecida Ramos Camargo, 1º de Maio, Benedicta Blac Gonzalez e Profº Benedito Claudio da Silva.
Guarujá cumpre metas internacionais da ONU
Continua depois da publicidade
Apoio de Santos
A Prefeitura de Santos, através do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), participou da última assembleia ordinária do CMJ, realizada na quinta-feira (29). O chefe do Depods, Fábio Tatsubô, apresentou as ações do Movimento ODS Santos 2030, como o Jovens Embaixadores do Clima, lançado no dia 15 de fevereiro. Esta iniciativa capacitará 30 santistas para a criação de projetos de impacto local.
Guarujá lança 4º relatório de cumprimento às metas da ONU
Continua depois da publicidade
“Estive presente no lançamento do Jovens Embaixadores do Clima e pude conhecer o trabalho realizado. Então, o convidei [Tatsubô] para realizar uma apresentação ao colegiado do CMJ. Isso foi essencial para que, enquanto conselho, possamos organizar as demandas em cima do que foi apresentado e levar um plano de ação para o governo”, revela a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Mariana Vitória dos Santos.
Por fim, Tatsubô incentiva a aparição de mais parcerias com essa. “A bandeira ODS 17, de parcerias e meios de implementação, é a chave para os outros. Quanto mais conexões tivermos entre poder público, iniciativa privada, sociedade civil e terceiro setor, mais rapidamente conseguiremos alcançar as transformações necessárias”, conclui.