Guarujá

Operação Verão do Procon já realizou 103 vistorias desde o início da temporada

Equipes estão inspecionando estabelecimentos de toda orla sobre exigência de consumação mínima, entre outros itens amparados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Da Reportagem

Publicado em 15/02/2022 às 12:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A iniciativa acontece ao longo do ano e é intensificada durante o verão / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

O Procon Guarujá segue de olho nos estabelecimentos localizados nas praias da Cidade, para coibir a exigência mínima de consumação ao cliente, além de outros itens amparados pelo Código de Defesa Civil (CDC). Desde o início da "Operação Verão" ao final de novembro de 2021 até o momento, já foram realizadas um total de 103 vistorias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa acontece ao longo do ano e é intensificada durante o verão, em parceria com a Fundação Regional do Procon do Estado de São Paulo. Recebem a fiscalização as praias do Tombo, Pitangueiras, Pernambuco, Guaiúba, Astúrias e Enseada. A ação prossegue até março, logo após o Carnaval e vem fiscalizando quiosques, ambulantes, hotéis, cafeterias e restaurantes e demais locais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Operação Delegada: PM recebe da Prefeitura viaturas para renovação da frota

• Operação conjunta tenta esclarecer e punir crimes contra as mulheres

• Operação Ferro Velho autua quatro estabelecimentos em Guarujá

Por enquanto, apenas um auto de constatação foi emitido em um quiosque na Praia da Enseada, por imposição de consumação mínima para utilização de mesas e cadeiras na orla da praia. O Procon Guarujá também identificou em alguns locais, a ausência de preço em produtos, mas que foram prontamente regularizados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Além disso, os fiscais do Procon também continuam verificando outros itens que constam no CDC. São eles: se o local expõe ao consumidor produtos com prazo de validade vencido; se possui cardápio com informações prévias dos preços dos produtos; formas de pagamento; se informa a não obrigatoriedade do pagamento dos 10% do garçom; se possui placas informativas a respeito da proibição de álcool para menores e do ato de fumar em recinto fechado; e se mantém o CDC em local visível.

O superintendente do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, faz um balanço positivo da Operação até agora. "De um modo geral, os comerciantes estão adequados ao Código de Defesa Consumidor e não encontramos maiores problemas, tendo em vista o total de vistorias realizadas, ainda sem nenhuma multa aplicada". 

A Operação Verão do Procon tem como objetivo garantir o ordenamento nos estabelecimentos localizados na área da orla da praia, levando orientações e informações aos comerciantes evitando assim práticas abusivas ao consumidor.

Continua depois da publicidade

A medida acontece em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre Prefeitura e Ministério Público. Em caso de irregularidade, o local é notificado e se for reincidente, poderá ser multado. O valor da penalidade pode variar de R$ 625,00 até R$ 10 milhões, que é calculado conforme faturamento do local.

Serviço

Reclamações ou denúncias devem feitas na sede do Procon Guarujá, na Avenida Adhemar de Barros, 218, Santo Antônio. O atendimento é as 9 às 17 horas. Outras informações pelos telefones (13) 3355 6648 ou (13) 3358 2530.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software