Segurança
Balanço de operação, que acontece também na Baixada Santista, foi divulgado nesta quarta-feira (8) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, general Camilo de Campos, no Conexidades, realizado em Guarujá
Operação Sufoco da PM já prendeu quase 4 mil pessoas em todo o Estado / Foto: Helder Lima/ Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
A Operação Sufoco, organizada pela Polícia Militar para conter o crime e aumentar a sensação de segurança em todo o Estado de São Paulo, já prendeu quase quatro mil pessoas em todo, inclusive na Baixada Santista. O balanço foi apresentado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, general João Camilo de Campos, na manhã desta quarta-feira (8), no primeiro painel do 5º Conexidades, realizado no Casa Grande Hotel (Avenida Miguel Stéfno, n° 1.001, Praia da Enseada), em Guarujá.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O secretário frisou que a ação não tem prazo para terminar. Em Guarujá, a Operação Sufoco conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e foi iniciada no dia 12 de maio, com apoio do Batalhão de Choque da PM, incluindo viaturas da Rota.
Continua depois da publicidade
“A segurança pública nasce onde as pessoas moram, daí a importância do investimento e do trabalho integrado das forças federais, estaduais e municipais”, afirmou Campos, no Conexidades, que segue recebendo figuras de renome nacional até o próximo sábado (11), em Guarujá.
Os investimentos em tecnologia integrada e em segurança pública básica foram destaques na plenária. Em Guarujá, essa ação já é fomentada por meio dos investimentos da Prefeitura na segurança municipal.
Continua depois da publicidade
Tecnologia
Além do general Camilo, o painel sobre segurança contou com o presidente da Associação dos Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil), Reinaldo Monteiro; o secretário de segurança pública de Mogi das Cruzes, Toriel Sardinha, e o ex-prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes.
Reinaldo Monteiro reforçou a importância da segurança pública básica como um dos tripés da gestão municipal, juntamente com a saúde e a educação. “O dever do Município é investir na segurança pública básica, estruturando as Guardas Municipais para que possam atuar na defesa social, por meio da ação preventiva e comunitária”, enfatizou.
Continua depois da publicidade
Tal ação vem ao encontro dos investimentos que a Prefeitura de Guarujá tem realizado nos últimos anos na Guarda Civil Municipal, com aumento do efetivo, como a ampliação da corporação em 78 novos agentes, a regulamentação por arma de fogo, a aquisição de armamento e treinamento de 240 agentes para uso de arma de fogo, ampliação da frota e reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Guarujá possui ainda o Centro de Segurança Integrado (CSI), onde são monitoradas 1.770 câmeras.
Acompanharam a programação, também, a prefeita de Guarujá, Adriana Machado, e o secretário de Defesa e Convivência Social, Atila Gregório.
Continua depois da publicidade