Guarujá

OAB cobra retomada de projeto da Cava da Pedreira como reservatório

Proposta é discutida há dois anos e Sabesp já possui aval da Cetesb para implantar projeto e acabar com desabastecimento

Carlos Ratton

Publicado em 29/08/2022 às 07:00

Atualizado em 29/08/2022 às 19:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Cava da Pedreira poderá ser um reservatório gigantesco de água, com capacidade de armazenar três bilhões de litros e abastecer Guarujá e região / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Guarujá, Marcelo Henrique Garcia Ribeiro, enviou, na última quinta-feira (25), um ofício à superintendente da Unidade de Negócios da Baixada Santista da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), Olívia Pompeu de Mendonça Coelho, pedindo informações sobre o projeto de adaptação da Cava da Pedreira, visando sua transformação num imenso reservatório de água, com o objetivo de acabar com o desabastecimento na Cidade e até na Região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Direção da OAB quer saber como andam as negociações com os proprietários da Cava; qual o valor reservado e quando começam as obras; se as licenças ambientais já foram expedidas; quais as medidas da empresa para combater o desabastecimento, principalmente no distrito de Vicente de Carvalho e até o processo administrativo envolvendo a aquisição da Cava. O desabastecimento de Guarujá é um problema recorrente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá forma 68 guardas municipais das cidades de Cubatão e Mairiporã

• Inédita na Baixada, 'Casa do Horror' é atração de causar calafrios em Guarujá

• 2º Festival Internacional de Balonismo acontece em Guarujá neste sábado (27)

DE OLHO.

A Prefeitura de Guarujá está acompanhando de perto a questão e já admitiu que não possui autonomia para aprovar ou reprovar os estudos ambientais da Cava, pois tal prerrogativa é de competência da Companhia de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Cetesb).

Continua depois da publicidade

"É de interesse do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) monitorar as tratativas, vista a impossibilidade de uma atuação mais efetiva em razão de que ambos os projetos serão executados em Santos", informou a administração no ano passado.

A Prefeitura completou alertando que o assunto da Cava, que poderá se tornar um gigantesco reservatório de água com capacidade de armazenar três bilhões de litros e abastecer pouco mais de 322 mil pessoas (toda a população de Guarujá) - estaria sendo analisado. A Cava fica no quilômetro 252 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software