Guarujá

Mutirões de exames para ultrassom de mamas começam a partir deste sábado

Programação de início da campanha Outubro Rosa e conta com atividades aos sábados, domingos e dias de semana e acontece no Instituto Casa Rosa e Usafas do Município

Da Reportagem

Publicado em 01/10/2021 às 15:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Instituto da Mulher Casa Rosa fica na Rua Quinto Bertoldi, 5, Vila Maia / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de zerar a fila de espera de ultrassonografia de mamas, a Prefeitura de Guarujá promoverá mutirões para realizar exames de ultrassom de mama a partir deste sábado (2). A iniciativa será o pontapé inicial da campanha Outubro Rosa, que é realizada mundialmente para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Guarujá, as atividades serão realizadas no Instituto da Mulher Casa Rosa e nas Unidades de Saúde da Família (Usafas).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Coordenação de Saúde da Mulher, e começa no Instituto da Mulher Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5 – Vila Maia) no sábado (2), das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. O mutirão de ultrassom de mamas será realizado pelos médicos Haroldo Bernardes e Isabel Cruz. Já o mutirão de avaliação para cirurgia ginecológica acontece somente no período da manhã, no dia 2, e será feito pelo médico Raul Lievano.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mamografia pode reduzir em até 30% a possibilidade de morte por câncer de mama

• Câncer de Mama: Comissão avalia a incorporação de medicamentos para o tratamento avançado no SUS

Os mutirões serão realizados nos mesmos horários na Casa Rosa todos os sábados de outubro (02, 09, 16, 23 e 30). O mutirão de ultrassom de mamas também acontece aos domingos do mês (03, 10, 17, 24 e 31), das 8 às 12 horas, com os médicos Haroldo Bernardes e Isabel Cruz. Os agendamentos serão realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Sistema de Regulação.

 

Continua depois da publicidade

Abertura Oficial

A abertura oficial da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, será no Instituto da Mulher Casa Rosa, na quarta-feira (6), às 8 horas, com uma palestra da vice-prefeita e médica ginecologista obstetra, Adriana Machado, além de depoimentos de pacientes com diagnóstico de câncer de mama e de colo de útero. A programação da abertura será coroada com música ao vivo, com Yasmin Duarte e Stefany Soares.

Todas as quartas-feiras de outubro, as Unidades de Saúde da Família (Usafas) da rede municipal atenderão com horário estendido, das 17 às 21 horas, para a realização de autoexame de mama, coleta citopatológico (preventivo) e encaminhamento para mamografia. Os pedidos de exames de ultrassonografia de mamas aguardavam agendamento desde julho de 2021. Não há outros pedidos pendentes para marcação na Central de Regulação do Município.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as indicações para a realização de ultrassonografia de mamas são para diagnosticar casos de câncer anteriormente não identificados e complementação de mamografia, além de auxiliar no encaminhamento para biópsias, se houver necessidade.

A campanha Outubro Rosa segue com a oferta para o agendamento de mamografias, solicitadas pela rede básica, exames que não possuem demanda reprimida na rede municipal de Saúde.

A Prefeitura promove ainda a palestra "Qualidade de vida na prevenção do câncer de mama, com a psicóloga Tereza Neuman, em duas segundas-feiras (18 e 25), às 9 horas. Já nas terças-feiras (19 e 16), no mesmo horário será ministrada a palestra "Identificando sintomas e prevenindo o câncer de mama", com a médica Isabel Cruz. E, nas quartas-feiras (20 e 27), às 12 horas, será a vez da palestra "A importância da alimentação na prevenção do câncer de mama", com a nutricionista Rosana Nóbrega. Todas as ações acontecem na Casa Rosa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software