As praias de Guarujá são consideradas as mais belas da Baixada Santista e precisam de atenção / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O promotor de Justiça Osmair Chama Júnior abriu inquérito civil para avaliar a notícia de irregularidades nos chuveirinhos e banheiros públicos das praias de Enseada, Astúrias e Pitangueiras. Ele solicitou à Administração a implantação de banheiros químicos/contêineres nas Astúrias.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
À frente da denúncia está a Associação Aguaviva que, junto à Promotoria Pública, revelou há problemas relacionados a saneamento, incluindo esgoto clandestino, nas Astúrias.
Também infraestrutura precária, com a perda do único banheiro público, esgoto clandestino reaberto, e falta de estrutura mínima para comerciantes e banhistas, falta de chuveiros e torneiras com água potável.
Continua depois da publicidade
Dias atrás, representantes da Associação promoveram a coleta de água de esgotos clandestinos, inclusive no Tombo. O material está sendo enviado para análise no Instituto Adolfo Lutz.
SABESP.
Também recentemente, representantes da Associação e de outras da Cidade estiveram reunidos com a gerência da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) de Guarujá.
Continua depois da publicidade
Eles pediram a criação de um conselho gestor de praias; antecipação do programa caça-esgoto; a criação de criar banheiros públicos; a renovação dos equipamentos da empresa e acesso ao último relatório sobre esgotos clandestinos realizado há cerca de 18 meses.
PREFEITURA.
A Prefeitura de Guarujá informa que se preocupa com a questão de chuveirinhos e banheiros públicos nas praias há muito tempo e, por esse motivo, foi feita a desmobilização do banheiro da Praia das Astúrias, que não tinha a infraestrutura necessária para o atendimento ao público.
Continua depois da publicidade
A Administração Municipal esclarece ainda que está à frente da iniciativa de resolver a questão dos banheiros, e não a Associação Aguaviva.
Na última reunião ordinária do Conselho de Defesa de Meio Ambiente de Guarujá (Condema), conforme proposta enviada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi aprovada a utilização de recursos do Fundo de Meio Ambiente, com o alinhamento do Ministério Público, para a locação de contêineres com melhores condições de estrutura e higiene. Estão garantidos ainda a limpeza e a manutenção constantes dos equipamentos em todas as praias.
Neste momento, a Prefeitura de Guarujá garante que tem empenhado todos os esforços para a contratação desses equipamentos ainda para a alta temporada, para que depois seja licitada a construção ou aquisição de equipamentos fixos e permanentes para as principais praias.
Continua depois da publicidade