Participam aproximadamente 400 alunos, sendo sete turmas de ensino fundamental I e outra de ensino profissionalizante / Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
Engajar a comunidade escolar acerca da preservação do meio ambiente e destacar fatores que contribuam na melhora das condições do espaço onde vivem. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Ecoviver, que vem sendo desenvolvido em Guarujá. Por isso, a partir desta quarta-feira (28), alunos da rede municipal de ensino irão promover exposições com o resultado de todo o trabalho executado no Ecoviver. Neste ano, a iniciativa aborda dois temas do cotidiano: segurança viária e sustentabilidade.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Participam aproximadamente 400 alunos, sendo sete turmas de ensino fundamental I e outra de ensino profissionalizante. A mostra contará com trabalhos dos estudantes das escolas: Oswaldo Cruz II (Parque Estuário), Afonso Nunes (Parque Estuário), Myriam Terezinha (Jardim Boa Esperança), Angelina Daige (Vila Áurea), Antonio Ferreira de Almeida Junior (Jardim Tejereba), Franklin Roosevelt (Jardim Boa Esperança), Mário Cerqueira Leite Filho (Jardim Mar e Céu), e do curso de Meio Ambiente da Escola Municipal 1º de Maio (Jardim Boa Esperança).
O cronograma das mostras culturais segue até dia 6 de outubro nas escolas (ver programação abaixo). Já no dia 21 de outubro, a Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt recebe a apresentação de espetáculo teatral.
Continua depois da publicidade
De acordo com a gerente de ensino da Secretaria de Educação de Guarujá (Seduc), o Projeto na rede municipal foi iniciado em abril, a partir de workshops com os professores. “É uma iniciativa que mobiliza toda uma comunidade escolar para que possam refletir e repensar algumas práticas do cotidiano. Através das mostras vamos destacar todo o protagonismo e competência de nossos estudantes”.
Mais sobre o Projeto – Criado em 2006, o Ecoviver foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério do Turismo e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. Dentre seus principais objetivos estão o de sensibilizar professores e alunos para um novo olhar acerca do território em que vivem, aprofundamento das dimensões de sustentabilidade; despertar do pertencimento da comunidade; estímulo ao exercício da cidadania; e proporcionar intervenções artísticas na escola, comunidade ou bairro.
A base do Projeto são os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como proposta metodológica a Jornada Ecoviver, em estudantes e educadores realizam ações de transformações socioambientais no entorno da sua comunidade escolar, por meio de atividades relacionadas aos temas abordados.
Continua depois da publicidade
Os professores participam de workshops e se tornam mediadores de seus alunos. Juntos, desenvolvem o Ecoviver realizando pesquisas e investigando a realidade local. Depois, traçam um plano de ação e com a ajuda de parceiros, ao final, materializam os resultados nas mostras culturais.
Continua depois da publicidade