Guarujá
Atração é inédita na Cidade, por ser o primeiro da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com piso de vidro suspenso, com vista para o mar da Praia do Tombo
Mirante das Galhetas fica na ponta da Praia de Astúrias, em Guarujá / HELDER LIMA/PMG
Continua depois da publicidade
Para incrementar sua estrutura turística, Guarujá tem investido na revitalização urbanística de atrativos já conhecidos na Cidade. Um exemplo é o Mirante das Galhetas, localizado no Morro da Caixa D’àgua, entre as praias das Astúrias e Tombo, que foi totalmente revigorado.
Atração inédita na Cidade, por ser o primeiro da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com piso de vidro suspenso, o mirante, que deverá ser inaugurado em dezembro, será o mais novo cartão postal de Guarujá na próxima temporada de verão.
Continua depois da publicidade
As obras estão na reta final, faltando apenas a conclusão da sinalização viária, executada pela Diretoria Municipal de Trânsito (Ditran). O projeto de revitalização contemplou sondagem, piso de vidro instalado em uma estrutura metálica em aço, suspensa a 45 metros do nível do mar; guarda-corpo de aço inox e iluminação LED, proporcionando uma vista ampla da Praia do Tombo.
A subida de acesso ao mirante foi pavimentada e recebeu guias e sarjetas, calçada, acessibilidade e paisagismo. Uma parte da área foi reservada para estacionamento, ofertando vagas para pessoas com deficiência e idosos.
Continua depois da publicidade
Antes do início das intervenções, a área era pouco explorada e necessitava de infraestrutura para potencializar sua beleza natural. No local foram investidos cerca de R$ 2 milhões, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo. A obra é fiscalizada por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra).
O Mirante das Galhetas será mais um investimento que se destacará como potência turística e cultural na Região, a exemplo do Mirante da Campina, revitalizado no ano passado e que se tornou uma das atrações mais procuradas por visitantes de várias partes do Estado e até de fora do País.
Concluída a infraestrutura urbanística do Mirante das Galhetas, a Secretaria de Turismo (Setur) providencia a instalação de cancela na subida, para o controle de acesso ao local, como entrada e saída de veículos.
Continua depois da publicidade
No espaço também haverá um Posto de Informações Turísticas (PIT) e, no futuro, após a pandemia do novo coronavírus, haverá apresentação de música instrumental nos finais de semana, ao cair da tarde.
Para o secretário de Turismo de Guarujá, o novo ponto turístico será com certeza sucesso absoluto de público, a exemplo do Mirante da Campina, no Morro do Maluf, que em 30 dias de sua inauguração, já atraia cerca de 30 mil pessoas vindas de várias partes do Estado e Região.
“O Mirante das Galhetas será mais um empreendimento que vai impulsionar o turismo na Cidade, além de oferecer mais segurança, estrutura e organização para receber visitantes”, pontua o titular da Setur.
Continua depois da publicidade