MEis / Divulgação
Continua depois da publicidade
Rosemary, José, Eliane... centenas de histórias de sucesso se espalham pela Cidade a cada dia. São nomes e rostos que mostram a força dos mais de 30 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) na Cidade e formam o time que comemora nesta quarta-feira (5) o Dia do Empreendedor. Nos últimos cinco anos, Guarujá aumentou em 130% o número de microempreendedores formalizados.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Só em 2021, foram quatro mil novos MEIs, com uma média de 350 formalizações por mês. O bom resultado é fruto da política de incentivo ao empreendedorismo como forma de aquecer a economia local, fomentada pela Prefeitura de Guarujá.
Unindo cursos, oficinas, workshops e iniciativas de suporte ao microempreendedor, a Prefeitura de Guarujá, junto aos seus parceiros, realizou 71 ações só este ano. Com a Jornada Empreendedora, serão 82 ações realizadas, somando mais de 2 mil pessoas alcançadas e capacitadas apenas em 2022.
Continua depois da publicidade
Para 2023, novos planos: o Município prepara junto ao Sebrae o Plano de Desenvolvimento Local, que entre a continuidade da agenda de cursos e oficinas de capacitação, pretende expandir as ações nas escolas municipais, trabalhando desde cedo aspectos do empreendedorismo como liderança, criatividade, proatividade e planejamento de negócios junto aos alunos da rede municipal.
Personagem
Continua depois da publicidade
"É incrível transformar a vida das pessoas"
Rosemary Gomes de Souza, 50 anos, Perequê
Continua depois da publicidade
Quem vê a facilitadora do Sebrae oferecendo capacitação e consultoria para quem quer empreender mal sabe a bagagem que ela carrega. Demitida na pandemia depois de trabalhar por 18 anos em uma unidade de Ensino Superior, Rosemary agora ministra cursos e oficinas desde 2021. No currículo, estão Administração e Pedagogia, pós-graduação e mestrado, além de ser terapeuta emocional. "Quando saí do meu emprego, quis conhecer o Sebrae para ver as possibilidades caso quisesse empreender. Mas, no curso, descobri que poderia ser facilitadora", conta ela. "Empreender passa pelas emoções, envolve riscos, têm dificuldades e é preciso ter um emocional fortalecido para enfrentar essa montanha russa. O lado positivo é transformar o lugar onde você está e a vida das pessoas com o serviço ou produto que se oferece".
Fotos: https://www.flickr.com/photos/imprensaguaruja/albums/72177720302599886
Continua depois da publicidade
• 2.650 - Cabelereiros, manicures e pedicures;
• 2.441 - Comércio de vestuário e acessórios;
Continua depois da publicidade
• 1.373 – Obras de alvenaria (pedreiro);
• 1.134 – Marmiteiro;
• 1.072 – Lanchonete;
Continua depois da publicidade
• 827 – Diarista;
• 704 - Promoção de vendas;
• 665 - Comércio varejista de bebidas (Adegas);
Continua depois da publicidade
• 649 – Restaurante e similares;
• 629 – Esteticista
O que é ser MEI?
- Faturar até R$ 81 mil por ano ou R$ 6.750 por mês; - Não ter participação em outra empresa como sócio ou titular; - Ter, no máximo, um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
As vantagens
- Direito a auxílio-maternidade;
- Direito a afastamento remunerado por problemas de saúde;
- Aposentadoria;
- Ser enquadrado no Simples Nacional e ficar isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL);
- Abrir conta em banco e tem acesso a crédito com juros mais baratos. Pode ter endereço fixo para facilitar a conquista de novos clientes;
- Conta com cobertura da Previdência Social para você e sua família, além de apoio técnico do Sebrae
Continua depois da publicidade