GUARUJÁ

Instalação da estátua de Iemanjá em Guarujá tem uma longa história

No entorno da obra da base inacabada da futura estátua, na orla da Enseada, foi instalada uma placa de 2009 de uma planta

Carlos Ratton

Publicado em 28/01/2023 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Tudo certo para a Festa de Iemanjá, na Praia da Enseada, mas ainda sem a estátua, que aguarda construção da base para fixação / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Um bom observador que circula pela orla de Guarujá fica sem entender. O que uma placa com os seguintes dizeres: 'Gameleira Branca (Iroko), árvore sagrada de origem africana, plantada em 20 de novembro de 2009, Dia da Consciência Negra' está fazendo afixada no suporte de alvenaria em que seria colocada a placa 'Iemanjá, a Rainha do Mar', na Avenida Miguel Estéfano, na Enseada?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PAT Guarujá tem 12 vagas de emprego neste sábado (27)

• Ex-jogadores de futsal e futebol se unem em projeto social no Guarujá

• Recuperação do canal da Av. D. Pedro, em Guarujá, começa na próxima semana

A advogada Viviane Fernandes Freitas, que representa a Associação de Povos de Terreiros Rainha do Mar - Guarujá e Região, que vem lutando há meses para instalar a estátua no Município, também não entendeu. No entanto, lembrou que a gameira foi plantada na Praça Horácio Lafer, antes da reforma, e não no calçadão, no espaço destinado à futura imagem.

Questionada, a Prefeitura alega que a planta (gameira) estaria no espaço ao lado da obra inacabada da base onde seria instalada a estátua, mas não se adaptou e, portanto, não se desenvolveu, durante os últimos 14 anos.

Continua depois da publicidade

Dúvidas à parte, a história da estátua é uma verdadeira mistura de ingerência entre poderes e falta de fiscalização municipal, que acabou atrasando a implantação do monumento à Iemanjá, no próximo dia 2, quando será realizada a festa no Município, conforme já divulgado pelo Diário, há uma semana.

EMENDA.

Segundo apurado, a estátua de Iemanjá, que será negra e não branca - a religião é de origem africana - custou cerca de R$ 45 mil, oriundos de uma emenda impositiva do vereador José Nilton Lima de Oliveira (PSB), o Doidão, que morreu em um trágico acidente na tarde de quarta-feira de cinzas do ano passado. Ela está pronta, aguardando ser trazida de São Vicente.

Continua depois da publicidade

"A imagem está com o artesão Luís Garcia. Acontece que o processo de instalação não tramitou como deveria, pois foi exigido um processo à parte, só para instalação, que demorou muito. Vendo a aflição da gente, o vereador Sérgio Santa Cruz, tentando agilizar, conseguiu a permissão de início da obra da base, na orla da Enseada", revela a advogada, representante da cadeira do Candomblé e Guarujá.

Com a permissão concedida pela Prefeitura, a empresa iniciou a obra. No entanto, a Promotoria Pública pediu à Secretaria de Obras o alvará de construção. Como não existia, não restou alternativa à senão a suspensão da obra. No último dia 29 de dezembro, no entanto, a Associação solicitou formalmente à Secretaria a instalação. O documento seguiu com imagens e gabaritos especificando tudo sobre a obra de instalação.

A Associação estava com esperança de resolver tudo antes da festa, mas não haverá tempo hábil. No documento, a Associação pediu a expedição de forma antecipada do alvará de construção; o início da construção das duas etapas - base e urbanização; que o projeto fosse aprovado nas medidas sugeridas e isenção de taxas e impostos fiscais pois os serviços de construção da base e a urbanização foram doados.

Continua depois da publicidade

A IMAGEM.

A imagem - de 4,30 metros de altura; 1,30 de largura; 1,30 de comprimento e pesando entre 250 a 300 quilos - tem que ter uma base de quatro furos, sendo cada um nos ângulos de 90º graus. "Isso não estava sendo feito.

A base para sustentar a estátua precisa seguir rigorosamente o gabarito. Caso contrário, os ferros que fazem parte da imagem não a fixarão, deixando o monumento solto", afirma a advogada.

Continua depois da publicidade

O artesão vicentino Luiz Garcia disse que a estátua vai precisar dar um retoque na pintura antes da remoção e transporte, por conta do tempo que está guardada.

Ela será posicionada de costas voltadas para a areia da praia e a face para a Avenida Miguel Estéfano, como se estivesse saindo do mar, sob uma base de dois metros de altura; 1,6 metro de comprimento por 1,6 metro de largura.

A FESTA.

Continua depois da publicidade

Guarujá tem 6.500 adeptos à religião e 400 terreiros. Em eventos passados, o público girava em 15 mil pessoas. As seis tendas serão montadas no próximo dia primeiro.

A concentração, no dia dois, será por volta das 17 horas, em frente ao Teatro Procópio Ferreira, de onde os participantes sairão com suas oferendas. Acredita-se que a festa seguirá até às 23 horas.

O trânsito na avenida da praia, na frente da Praça Horácio Lafer, será interrompido à partir das 18 horas. Ambulantes não serão permitidos no interior da festa. Toda a praia ficará com os refletores acesos.

Continua depois da publicidade

A festa contará com iluminação extra a fim de reforçar a fileira rente ao mar e melhorar a visibilidade e segurança dos participantes.

Haverá um posto um posto médico para aferir pressão, temperatura, diabetes e outros problemas. Em caso de emergência, uma ambulância estará à disposição.

E mais: também haverá rampas de acesso para cadeirantes estendidas até a areia da praia da Enseada.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software