Guarujá

Guarujá vai reforçar programas de combate à violência nas escolas municipais

Prefeito Válter Suman se reuniu em seu gabinete, na terça-feira (18), com Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, Grupo GP - Guarda Patrimonial, Poder Legislativo e secretários municipais

Da Reportagem

Publicado em 20/04/2023 às 10:36

Compartilhe:

O Prefeito defendeu a pronta retomada do Programa Municipal de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá vai reforçar os programas de combate à violência nas escolas da rede municipal. A determinação foi anunciada pelo prefeito Válter Suman na terça-feira (18), em reunião no seu gabinete, com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, Empresa Grupo GP – Guarda Patrimonial, Poder Legislativo e secretários municipais.

Na ocasião, o chefe do Executivo defendeu a pronta retomada do Programa Municipal de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) – "Seja Inteligente, Faça Boas Escolhas" (Lei Municipal 4.478/2017 – de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz). A iniciativa começou a funcionar em 2019, mas, em função da pandemia da covid-19, precisou ser interrompida.

O PPDV tem um guarda municipal no papel de instrutor e é destinado a alunos da rede municipal de Ensino Fundamental I e II. O intuito é despertar no aluno o autoconhecimento e o autocontrole, ajudando a instigar habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, compreensão e a lidar com desafios e responsabilidades.

Além deste, Suman também pediu ao representante da Polícia Militar, a volta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O subcomandante do 21º BPM/I, Major Eduardo Luiz, conta que a Polícia Militar já reforçou as rondas nas escolas da Cidade. "Vamos verificar essa questão do Proerd, mas desde já também nos colocamos à disposição para desenvolvermos palestras nas unidades escolares", frisou.        

"Por meio de um trabalho conjunto entre poder público, sociedade civil e organizada, vamos traçar estratégias para transformarmos essa realidade em nossas unidades escolares", declarou o prefeito, que solicitou ainda o incremento de atividades como gincanas e olimpíadas, por exemplo.

Na oportunidade, o chefe do Executivo guarujaense elencou todas as políticas públicas de segurança implementadas pela Administração Municipal, nas escolas e em toda a Cidade. "Hoje temos mais de 2 mil câmeras de monitoramento nas escolas", destacou. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

iFood divulga processo seletivo para diversos cargos; veja como participar

Oportunidades de emprego atendem profissionais com ou sem experiência e para toda as regiões do Brasil

Diário Mais

Aves piromaníacas podem causar incêndios florestais; entenda

A informação faz parte de um estudo e foi publicada no periódico científico Journal of Ethnobiology

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter