Rede Municipal

Guarujá vai implantar educação financeira em suas escolas

Denominada 'Aprender Valor', iniciativa será desenvolvida com professores de quatro unidades de Ensino Fundamental

Da Reportagem

Publicado em 04/03/2022 às 13:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Guarujá vai implantar educação financeira em suas escolas / Divulgação/ Prefeitura Municipal de Guarujá

Continua depois da publicidade

Saber como administrar o dinheiro é uma tarefa que, se ensinada desde cedo, pode tornar o jovem de hoje, em um adulto com uma saúde financeira mais equilibrada amanhã. Com base nisso, a Prefeitura de Guarujá aderiu ao Aprender Valor, um programa do Governo Federal, que será implementado em caráter piloto, na rede municipal de Ensino Fundamental.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nesta primeira etapa, a iniciativa será desenvolvida por meio da formação de mais de 30 professores de quatro unidades. São elas, a de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): E.M. Afonso Nunes e E.M Osvaldo Cruz, ambas no Parque Estuário (Vicente de Carvalho); e as de Ensino Fundamental II (6º ao 9º): E.M. Francisco Figueiredo (Santa Clara) e E.M. Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba). Posteriormente, os alunos serão envolvidos na atividade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Velório do vereador 'Doidão', em Guarujá, é marcado por agressões e confusão; vídeo

• Bandidos explodem porta de joalheria em Guarujá e disparam tiros de fuzil e granadas contra polícia

• Prefeitura de Guarujá decreta luto oficial de três dias

O objetivo do 'Aprender Valor' é desenvolver, nos estudantes, habilidades e competências relacionadas ao bom uso do dinheiro. Através do programa serão introduzidos temas como dinheiro, consumo, poupança e planejamento no contexto escolar, de forma transversal e integrada às disciplinas obrigatórias.

A iniciativa visa proporcionar aos estudantes como lidar com recursos financeiros e materiais na vida individual e coletiva, no presente e no futuro. Conforme explica o coordenador de Ações Educacionais de Matemática da Prefeitura, Ronaldo Vidal Lima, "trata-se de um projeto piloto que poderá ser implantado até o próximo ano, em toda a rede municipal de ensino".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

O programa consiste na realização de formações, cursos on-line, avaliações de aprendizagem e até entrega de prêmio, em reconhecimento às escolas que mais se destacarem durante a execução da atividade.

Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BCB), o programa é executado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Além disso, o Aprender Valor segue as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software