Guarujá

Guarujá tem queda de 34% nos índices de roubos

Foram registradas 193 ocorrências do gênero em julho último, número que caiu para 127 em agosto

Da Reportagem

Publicado em 05/10/2023 às 11:20

Atualizado em 05/10/2023 às 11:21

Compartilhe:

Dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública / Divulgação/PMG

Guarujá apresentou queda de 34% nos números de roubos no último mês de agosto, comparado com julho, o mês anterior. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), o Município registrou 193 roubos em julho, contra 127 em agosto. Se comparados os números de agosto de 2023 com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 189 roubos, o resultado positivo é semelhante: redução de 33%.

A Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) atribui o resultado ao fortalecimento da integração do trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar (PM), com o reforço do patrulhamento preventivo, operações integradas, além do aumento das abordagens e fiscalizações.

"Ampliamos o número de viaturas da GCM nas ruas, bem como implementamos novos procedimentos operacionais, dando maior efetividade à nossa atuação e contribuindo com a prevenção de delitos dessa natureza",afirmou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Roubos de Veículos

Conforme o balanço, os roubos de veículos também tiveram redução expressiva. Em agosto de 2023, foram registradas duas ocorrências do gênero, contra seis em julho deste ano, queda de 66%. Comparando agosto de 2023 com agosto de 2022, que teve nove roubos a veículos, o resultado também é positivo, com diminuição de 77%.

Em relação a furtos de veículos, novamente bons resultados: em agosto de 2023, foram 14 registros, ante 18 em julho, mês anterior, o que equivale a uma queda de 22%. O percentual de 22% se repete, se comparado com o número de furtos em agosto de 2022, quando a Cidade também teve 18 ocorrências.

Investimentos

Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarujá ampliou o efetivo Guarda Civil Municipal, além de regulamentar o uso de arma de fogo para a Corporação (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação.

Atualmente, Guarujá é referência em capacitação de guardas civis municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (Ceip); além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter