Dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Guarujá apresentou queda de 34% nos números de roubos no último mês de agosto, comparado com julho, o mês anterior. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), o Município registrou 193 roubos em julho, contra 127 em agosto. Se comparados os números de agosto de 2023 com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 189 roubos, o resultado positivo é semelhante: redução de 33%.
A Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) atribui o resultado ao fortalecimento da integração do trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar (PM), com o reforço do patrulhamento preventivo, operações integradas, além do aumento das abordagens e fiscalizações.
Continua depois da publicidade
"Ampliamos o número de viaturas da GCM nas ruas, bem como implementamos novos procedimentos operacionais, dando maior efetividade à nossa atuação e contribuindo com a prevenção de delitos dessa natureza",afirmou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Roubos de Veículos
Conforme o balanço, os roubos de veículos também tiveram redução expressiva. Em agosto de 2023, foram registradas duas ocorrências do gênero, contra seis em julho deste ano, queda de 66%. Comparando agosto de 2023 com agosto de 2022, que teve nove roubos a veículos, o resultado também é positivo, com diminuição de 77%.
Em relação a furtos de veículos, novamente bons resultados: em agosto de 2023, foram 14 registros, ante 18 em julho, mês anterior, o que equivale a uma queda de 22%. O percentual de 22% se repete, se comparado com o número de furtos em agosto de 2022, quando a Cidade também teve 18 ocorrências.
Continua depois da publicidade
Investimentos
Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarujá ampliou o efetivo Guarda Civil Municipal, além de regulamentar o uso de arma de fogo para a Corporação (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação.
Atualmente, Guarujá é referência em capacitação de guardas civis municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (Ceip); além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.
Continua depois da publicidade