Cotidiano

Guarujá soma mais de mil atendimentos em ação com diversos serviços, na Praça 14 Bis

Além dos serviços das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social, unidade da Cidadania Itinerante do Governo do Estado, também esteve no local

Da Reportagem

Publicado em 11/07/2022 às 15:30

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Guarujá soma mais de mil atendimentos em ação com diversos serviços, na Praça 14 Bis / Foto: Divulgação

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Mais de mil atendimentos foram realizados por meio de diversos serviços gratuitos oferecidos para a população na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, entre os dias 5 e 8 deste mês. No local, estiveram presentes a Cidadania Itinerante, uma van da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), do Governo do Estado, além de serviços da Prefeitura de Guarujá como o CTAPT Móvel (carro da Coordenação das DST/ Aids/ Hepatites), uma Unidade Móvel do Cadastro Único (CadMóvel) e um estande para adoção de animais.

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Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Marco Antônio Chagas, foram realizados, em três dias, 200 testes de hepatite C, 200 testes HIV e distribuídos 1.200 preservativos masculinos. A equipe de Combate às Arboviroses atendeu, ainda, 327 pessoas e distribuiu 500 folders informativos.

“Toda a ação, que visa à prevenção e a profilaxia, tem resultado positivo e extremamente satisfatório. No caso da Coordenação das DST/ AIDS/ Hepatites e da Coordenação do Combate às Arboviroses, em ações como essa, temos a oportunidade de orientar e encaminhar a população rumo ao autocuidado e à conscientização de que juntos (poder público e comunidade) somos muito mais eficazes contra diversas doenças que têm efeito deletério à Saúde Pública”, explica o superintendente.

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O balanço de atendimentos realizados inclui ainda a adoção de 13 cães filhotes, um cão adulto e três gatos, todos vítimas de abandono ou resgate. Os animais são castrados, medicados contra vermes, pulgas e carrapatos e vacinados com a primeira dose da vacina V8. Para a superintendente de Proteção e Bem-Estar Animal, Juliana Cazelli Silva, a ação foi um sucesso por ter atingido um público que talvez não iria até a sede da unidade para adotar.

Uma Unidade Móvel do Cadastro Único (CadMóvel) realizou ainda 759 atendimentos, entre inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a diversos programas sociais do Governo Federal. O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Já a Cidadania Itinerante, do Governo do Estado, somou mais de 500 serviços atendidos, sendo que a 2ª via de RG teve a maior procura. Segundo a secretária de Planejamento, Polliana Iamonti, a intenção agora é garantir a presença da van em outras comunidades. “Queremos levar também para a Praça do Povo, para o Morrinhos e outros bairros para que todos possam ter acesso a esse atendimento de excelência”.

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