Guarujá

Guarujá sedia lançamento da Frente Parlamentar da ligação seca nesta sexta

Evento deve contar com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e de toda a Região; a Frente será coordenada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa

Da Reportagem

Publicado em 16/08/2023 às 15:43

Atualizado em 16/08/2023 às 16:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo da Frente Parlamentar é colaborar na celeridade para a concretização da ligação seca / Helder Lima

Continua depois da publicidade

Guarujá sediará o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca (FPLS) Guarujá-Santos, nesta sexta-feira (18). O evento terá início às 9 horas, no Casa Grande Hotel Resort & Spa (Avenida Miguel Stéfano, 1.001 – Enseada). A solenidade tem apoio da Prefeitura de Guarujá, Prefeitura de Santos, Instituto Brasileiro de Infraestrutura e Autoridade Portuária de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa presidirá a Frente Parlamentar, que, na oportunidade, apresentará um cronograma de ações do Projeto. Para o evento são aguardadas diversas autoridades, entre elas o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, os prefeitos da Baixada Santista e representantes do setor.

Continua depois da publicidade

O objetivo da Frente Parlamentar é colaborar na celeridade para a concretização da ligação seca, interligando as margens esquerda e direita do maior Porto do Hemisfério Sul, que contribuirá para a economia e melhora da qualidade de vida da população.

Orçada em R$ 5,8 bilhões, a obra deve ser licitada no próximo ano e a previsão de entrega é para 2028. Recentemente, o Governo Federal, representado pela Casa Civil, garantiu que o projeto será incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e viabilizado por meio de Parceria Público Privada (PPP).

Continua depois da publicidade

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, ressalta a importância de a Cidade receber o evento. "Esse projeto já está viabilizado. Nunca estivemos tão perto de ver o início dessa obra. Agora, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, a ligação seca ganha um impulso sem igual, sustentado pela vontade política, o que é fundamental . O túnel será um grande vetor de desenvolvimento para a cidade e região", avalia.

"Com a evolução constante das operações portuárias e o crescimento da população, frota de veículos e turismo local, a intervenção tem se tornado cada vez mais necessária e urgente para garantir a expansão do Porto, eliminando o gargalo logístico que trava o desenvolvimento econômico regional e do País", afirma o deputado Paulo Alexandre.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Adalberto Ferreira, esta é uma obra de engenharia que se tornará referência na América do Sul. "Com certeza, a melhor opção técnica possível para a transposição do canal do estuário. Toda a região será beneficiada, principalmente Guarujá, no Distrito de Vicente de Carvalho", avalia, referindo-se também a outros projetos planejados e em curso de efetivação para o local, a exemplo da segunda fase da Avenida Perimetral e o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software