Saúde

Guarujá recebe 70 alunos do curso de Medicina

Alunos de Medicina atuam como residentes nas unidades do Município

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2022 às 16:11

Atualizado em 08/02/2022 às 17:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Formado por 70 alunos, o grupo atuará na rede municipal / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Continua depois da publicidade

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, participou da solenidade de recepção da 6ª turma de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá. Formado por 70 alunos, o grupo atuará na rede municipal. A adesão da Prefeitura de Guarujá ao programa federal Mais Médicos permite que os futuros profissionais exerçam residência nos equipamentos de Saúde. O evento ocorreu na segunda-feira (7), no Teatro Municipal Procópio Ferreira.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O chefe do Executivo relatou que, enquanto médico e servidor público da Prefeitura, implantou o Programa de Internação Domiciliar (PID), hoje Serviço de Internação e Assistência Domiciliar (Siad). "Os enfrentamentos ensinarão a vocês o verdadeiro sacerdócio da profissão. Cuidei de pessoas em situação de miséria em vielas, becos, palafitas e morros. Vocês conviverão com diversas realidades. Temos as belezas de Guarujá, mas também um complexo social considerável, resultado de situações passadas", relatou o prefeito.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Em 24 horas, chove em Guarujá o previsto para fevereiro inteiro

• PAT Guarujá oferece 13 vagas de emprego nesta terça-feira (08)

• Adolescente de 14 anos desaparece em praia de Guarujá

O aumento de 50% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS), a implantação do serviço de hemodinâmica, a reconstrução e ampliação da alas de ortopedia e quimioterapia no Hospital Santo Amaro (HSA), a ampliação em 50% da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, reforma e ampliação de equipamentos de Saúde e ações de enfrentamento à pandemia foram citados pelo prefeito aos universitários, que atuarão como residentes na rede municipal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Palestra

Ginecologista obstetra, a vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado, ministrou a palestra "Prática médica do Século 21". Nascida em Salvador, graduou-se em Medicina junto com o marido pela Unoeste, em Presidente Prudente, e fez várias especializações. Ao fazerem residência médica em Guarujá, o casal escolheu a Cidade para viver, passaram no concurso público e atuam na rede municipal há 16 anos. Adriana acredita que já realizou mais de 16 mil partos. Coordenou a Política de Saúde da Mulher e foi eleita vice-prefeita. "Sou muito grata a Guarujá. Aqui construí a minha história. Continuo atendendo na rede e no meu consultório, porque escolhi cuidar de gente", afirma Adriana Machado.

Futuros médicos

Continua depois da publicidade

Técnico em Radiologia há 20 anos, o vereador santista João Neri é um dos novos alunos de Medicina da Unoeste Guarujá. "Toda a minha atuação sempre foi na área da Saúde e agora conquisto uma nova etapa da minha vida. É com muita alegria que inicio esse novo ciclo, realizando mais um sonho", relata Neri.

As amigas Bianca de Lima e Beatriz Aguilhera Pantozzi convivem desde os quatro anos de idade e sempre sonharam em se tornar médicas. Aprovadas no curso de Medicina, as amigas mudaram de Santo André para morar juntas em Guarujá. "É uma emoção muito grande. Um sonho de criança! Por isso, estou muito ansiosa", relata Bianca.  Já Beatriz complementa: "a gente sempre se apoiou muito nos estudos. Quero me especializar em dermatologia e acredito que seremos profissionais com muita responsabilidade".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software