Guarujá

Guarujá presta homenagem póstuma aos bombeiros que morreram nos deslizamentos de 2020

Prefeito Válter Suman assinou decreto 14.731, pelo ato heroico praticado pelos cabos da PM Rogério de Moraes Santos e Marciel de Souza Batalha no salvamento às vítimas da maior tragédia da história da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 04/02/2022 às 07:00

Atualizado em 04/02/2022 às 10:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Decreto homenageia aqueles que lutaram contra o deslizamento de terra em 2020 / Divulgação/ PMG

Continua depois da publicidade

Guarujá, 2 de março de 2020: uma data que jamais sairá da memória da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Foi o dia da maior tragédia que se abateu sobre o Município, em função de deslizamentos decorrentes das fortes chuvas que atingiram diversos morros, ceifando a vida de 34 pessoas. Nesta quinta-feira (3), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinou o decreto 14.731, que presta homenagem póstuma aos bombeiros Rogério de Moraes Santos e Marciel de Souza Batalha, cabos da Polícia Militar, heróis que morreram tentando salvar pessoas atingidas pela tempestade torrencial daquele ano.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Região entra em alerta máximo para chuvas fortes, alagamentos e deslizamentos até 4 de janeiro

• Barreira João Guarda, em Guarujá, volta a registrar deslizamento após chuvas

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ato foi formalizado no Paço Moacir dos Santos Filho, no Jardim Santo Antônio, e contou com a presença dos familiares dos bombeiros, que receberam placas (in memoriam) que destacam a bravura no trabalho de resgate às vítimas.

Continua depois da publicidade

O decreto também inclui a atribuição, de maneira perpétua, do jazigo no Cemitério da Saudade, na Vila Júlia, com os respectivos direitos à família do cabo Rogério. Presente, o tenente do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Heriberto de Andrade Silva, agradeceu o gesto da Administração Municipal. "Muito obrigado ao prefeito, em nome de toda a corporação. Eles (Rogério e Marciel) foram verdadeiros heróis. Por outro lado, essa tragédia mostrou como a Cidade é um exemplo de colaboração, solidariedade, com a força de toda uma população", afirmou.

Viúva do cabo Rogério, Ana Moraes lembrou da noite em que o marido saiu para trabalhar e não mais voltou. "E ele estava tentando salvar um bebê, que infelizmente também acabou morrendo. Espero que uma tragédia como esta não aconteça novamente". Também emocionada, a viúva de Marciel, Vanessa Batalha, citou que, assim como Rogério, o marido será sempre lembrado pelo ato heroico. "Muito obrigado por essa homenagem, é muito significativa para nós". 

"Em que pese toda a tristeza desta tragédia, que eu jamais imaginava que aconteceria naquela madrugada, e que nunca mais se apagará da nossa memória, estamos hoje aqui fazendo uma singela homenagem a esses verdadeiros heróis pelo ato de bravura nesse fatídico episódio", declarou o prefeito de Guarujá.

Continua depois da publicidade

"Acompanhamos de perto tudo o que aconteceu e de como aqueles dias foram difíceis, um sofrimento para toda Cidade. E eles foram grandes heróis. Sem dúvida, merecida homenagem", comentou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio.

Também participaram da solenidade a vice-prefeita, Adriana Machado, e o presidente da Câmara de Guarujá, José Nilton Lima de Oliveira, entre outras autoridades.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software