Segurança

Guarujá forma 68 guardas municipais das cidades de Cubatão e Mairiporã

Cidade é referência em habilitação de guardas civis municipais; agentes aprovados em concurso público foram capacitados pelo Centro de Ensino, Inovação e Pesquisa da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social

Da Reportagem

Publicado em 26/08/2022 às 13:47

Atualizado em 26/08/2022 às 13:56

Compartilhe:

A solenidade contou com o juramento oficial do efetivo, além de diversas homenagens / Foto: Hygor Abreu/ Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá realizou na última quinta-feira (25), no Teatro Municipal Procópio Ferreira, a formatura de 68 guardas civis municipais, sendo 56 de Cubatão e 12 de Mairiporã.  Os agentes aprovados em concurso público foram capacitados pelo Centro de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP), da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon). A iniciativa foi possível, por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre os respectivos municípios.

"É uma grande satisfação formar esse efetivo. A segurança pública é um sacerdócio, estamos para servir a população, se necessário, com o sacrifício da própria vida. Parabenizo a todos pelo empenho", afirmou o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Sandro Pereira da Silva

A solenidade contou com o juramento oficial do efetivo, além de diversas homenagens que emocionaram convidados e familiares. O Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais teve duração de 90 dias, com carga horária de aproximadamente 600 horas/ aula.

Participaram também da mesa de honra, o prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira; secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, Pedro de Sá Filho; comandante da Guarda Municipal de Cubatão, Edith do Carmo; prefeito de Mairiporã, Walid Hamid; secretário de Segurança Pública de Mairiporã, Coronel Rohrer; comandante da Guarda Municipal de Mairiporã, Viviane Rocha Inácio; e o comandante do 21º BPMI, Tenente-coronel PM, Gustavo Pereira Lima Magnani.

"Nosso agradecimento especial a Prefeitura de Guarujá, que foi sensível as nossas demandas. É um dia especial para quem se forma e igualmente para toda a cidade de Mairiporã, que recebe esse reforço importante", destacou o prefeito de Mairiporã.

Já para o prefeito de Cubatão, a cidade vive um momento ímpar. Cubatão forma a sua primeira turma de guardas civis municipais que contará com 56 integrantes "Cubatão não tinha guarda municipal e nós vamos crescer juntos. Agradeço ao corpo técnico e a estrutura oferecida por Guarujá, que tornou possível essa vitória", afirmou Ademário, que informou em primeira mão que no próximo dia 3, o efetivo será apresentado no desfile cívico da cidade.

O tenente-coronel Gustavo Pereira Lima Magnani destacou a importância das parcerias entre as corporações. "A segurança pública é feita de vários elos onde todos tem que trabalhar bem e de forma harmoniosa. A gente vai muito mais longe, quando trabalhamos juntos", destacou.

Curso
O treinamento teórico e prático teve como base a Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os agentes contaram com um currículo diversificado, abordando temas tais como: Gestão Integrada, Concepção de Guarda Comunitária, Técnicas Operacionais de Policiamento; Análise da Violência; Armamento e Tiro; Trânsito; Defesa Civil; Direito, Leis Especiais, entre outros temas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter