Guarujá
Intervenções foram necessárias para dar maior vazão às águas pluviais e assim mitigar pontos de alagamentos decorrentes de chuvas fortes, principalmente na região da Barra Funda
Guarujá conclui obras em Barra Funda, que consistiam em serviços de limpeza e desobstrução mecânica dos sistemas de drenagem / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá concluiu os serviços de limpeza, desassoreamento e reparo das galerias de águas pluviais e bocas de lobo do sistema de drenagem do bairro Barra Funda, em Pitangueiras, na região do Centro. Sob a coordenação da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), serviços preventivos demandaram investimentos de R$ 240 mil, provenientes de convênio firmado entre o Município e Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro).
As intervenções, que tiveram cunho preventivo, foram necessárias para mitigar pontos de alagamentos decorrentes de chuvas fortes, principalmente na região da Barra Funda, onde a água invade prédios e residências.
Continua depois da publicidade
O trecho atendido com as melhorias foi dividido em sete quadrantes sequenciais, beneficiando as ruas Mário Ribeiro, Vereador Roberto Gelsomini, México, Santos, Sorocaba, Brasil, Rio de Janeiro, Petrópolis, Buenos Aires, Cavalheiro Nami Jafet, Benjamin Constant, Montenegro, entre outras vias.
No local foram executados serviços de limpeza e desobstrução mecânica dos sistemas de drenagem, como galerias, bocas de lobo, poço de visita e canaletas. Foi realizada, também, onde necessário, a substituição de tampas de concreto e guias ‘chapéu’ para bocas de lobo (um tipo de guia com abertura central que são instaladas nas laterais das vias públicas).
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
De acordo com técnicos da Seurb, o serviço de desentupimento no local se tornou complexo pelo acúmulo de material proveniente de décadas sem ser realizado. Por conta disso, a Prefeitura utilizou equipamento mecanizado do tipo combinado, com pressão e vazão adequadas para a desobstrução dos vários tipos de rede e seus diâmetros.
O equipamento de hidrojateamento com capacidade de 160 bar de pressão e 250 litros de vazão por minuto é responsável por romper os sedimentos já compactados, dissolvê-los e arrastá-los para fora da tubulação. Por sua vez, o equipamento sugador complementa a ação recolhendo os resíduos em um tanque com capacidade de até 15 m³ descartando-os de acordo com a legislação vigente.
Continua depois da publicidade
“Todo esforço teve o intuito de manter a Cidade organizada e minimizar os problemas para a população. Porém, a Prefeitura apela para que as pessoas não joguem lixo na rua e nem nos canais. É importante que todos cooperem com a manutenção da limpeza pública do Município”, alerta o titular da Seurb, lembrando que o importante é aumentar a qualidade dos serviços em nome de uma cidade mais bem cuidada e uma população mais comprometida com a preservação dos espaços públicos.