Em seis anos

Guarujá comemora Dia do Empreendedor com aumento de 155% no número de MEIs

O volume de MEIs passou de 13 mil, em 2017, para mais de 33 mil, neste ano

Da Reportagem

Publicado em 04/10/2023 às 19:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nesta quinta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional do Empreendedor ou Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa / Arquivo/ Prefeitura de Guarujá

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (5), Dia Nacional do Empreendedor ou Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, Guarujá comemora a data com dados bastante positivos. Nos últimos seis anos, a Cidade registrou um aumento de 155% na criação de microempreendedores individuais (MEIS).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

No início de 2017, Guarujá tinha somente 13 mil MEIs, volume este que quase triplicou para 33.159 geradas neste ano, até o momento. Desse total, os prestadores de serviço lideram o ranking com 38% MEIs. Na sequência vem o comércio fixo com 33% e, em terceiro, com 11% a categoria negócios on-line.

Esse crescimento expressivo se deve às ações desenvolvidas pela Prefeitura desde 2017. Além do incentivo à formalização de MEIs, a Administração Municipal oferta, mensalmente, uma série de cursos gratuitos, tanto para quem deseja empreender ou quer potencializar o seu negócio.

Continua depois da publicidade

O superintendente de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Diego Abreu, explica que hoje Guarujá entende o empreendedorismo como uma política pública.

"Neste mês celebramos a data com a sétima edição da Jornada Empreendedora, disponibilizando capacitação à população. No próximo ano queremos introduzir o assunto na rede de ensino, e vamos contar com um novo posto do Sebrae, a ser instalado em Vicente de Carvalho".

Outro ponto positivo é o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o que facilitará o acesso do Município a novos programas. Abreu ainda ressalta todo o suporte do Governo do Estado nas ações desenvolvidas pela Prefeitura.

Continua depois da publicidade

 

Guarujá, uma das melhores cidades para empreender

É o que revela o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, pesquisa feita pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Governo Federal, divulgada neste semestre. A Cidade, que ocupava a 83ª colocação no ano passado subiu, neste ano, para a posição 77ª, considerada a melhora mais expressiva da Região. De acordo com o Enap, o avanço de Guarujá ocorreu por ações como a melhora na gestão fiscal, além da redução na taxa de congestionamento em tribunais, o que impacta positivamente o pilar "Ambiente Regulatório".

Continua depois da publicidade

 

Jornada Empreendedora

Guarujá iniciou no último dia 2, a Jornada Empreendedora com a oferta de 720 vagas gratuitas em cursos, oficinas, workshops, palestras e painéis. Com o tema "Cresça no Mercado Digital", a programação termina em 13 de novembro. São cursos em modo presencial e remoto, que envolvem áreas do marketing digital, vendas online, redes sociais, planejamento, criação e produção de conteúdo. 

Continua depois da publicidade

O cronograma inclui também a participação de influenciadores digitais, produtores de conteúdo, empreendedores, entre outras personalidades do segmento. A realização é da Prefeitura de Guarujá em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa tem apoio da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Mais informações pelo whatsapp: 3040 7432.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software