GUARUJÁ

Guarujá assina edital das obras do Aeroporto Civil Metropolitano

A cerimônia de assinatura aconteceu nesta sexta-feira (30), na Base Aérea, em Vicente de Carvalho

Da Reportagem

Publicado em 30/06/2023 às 20:22

Atualizado em 30/06/2023 às 20:26

Compartilhe:

A expectativa é de que as primeiras decolagens e aterrissagens aconteçam a partir de 2024 / Helder Lima/PMG

A Prefeitura de Guarujá assinou, nesta sexta-feira (30), o edital das obras de infraestrutura que irão viabilizar a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. A cerimônia de assinatura aconteceu no auditório da Base Aérea, em Vicente de Carvalho (Avenida Castelo Branco, S/N - Jardim Cunhambebe).

A primeira fase de implantação do aeroporto compreende reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal.

"É um dia feliz não só para Guarujá, mas para a Baixada Santista como um todo. É uma enorme conquista, que se deveu a inúmeras reuniões envolvendo o Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria Nacional de Aviação Civil e a Infraero, a empresa contratada para todo o planejamento", afirmou o prefeito Válter Suman.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adalberto Ferreira, falou dos desafios de transformar um aeroporto militar em civil. "A legislação é completamente diferente e existem exigências que devem ser cumpridas".

O edital foi reestruturado e as obras estão avaliadas em R$ 21,3 milhões, a serem custeadas com verbas federais, sendo que R$ 8,1 milhões dependem de um termo de atendimento a ser providenciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Após a conclusão desta primeira fase, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá poderá receber aeronaves para até 72 passageiros.

A expectativa é de que as primeiras decolagens e aterrissagens aconteçam a partir de 2024. Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) estão no radar do novo aeroporto.

TERMINAL DE PASSAGEIROS.

Posteriormente, a Prefeitura lançará um edital separado para as obras do terminal de passageiros, cujo processo encontra-se em revisão de planilha orçamentária pela Infraero. Após isso, será submetido à análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Galinhas japonesas produzem ovos de gemas brancas; descubra o motivo

No Japão, ovos com gemas brancas têm despertado curiosidade após viralizarem nas redes sociais

Santos

Associação Paulista de Medicina de Santos comemora Dia do Médico

Programação contará com solenidade, homenagens, congresso e jantar em prol de projetos sociais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter