Cotidiano

Guarujá antecipa Operação Semana Santa

Equipes da Vigilância Sanitária começaram a visitar estabelecimentos com 15 dias de antecedência

Da Reportagem

Publicado em 31/03/2022 às 09:20

Atualizado em 31/03/2022 às 09:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Operação Semana Santa prossegue nos próximos dias / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Continua depois da publicidade

Atenta à tradição da sociedade de consumir peixes e frutos do mar nos dias que antecedem o Domingo de Páscoa, a Prefeitura de Guarujá antecipou, de forma inédita, a Operação Semana Santa. As equipes de Vigilância Sanitária iniciaram as visitas e fiscalizações às peixarias e estabelecimentos do gênero no último domingo (27). A medida tem como objetivo garantir a qualidade do pescado que será disponibilizado para a venda aos munícipes no próximo mês.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Boas condições do pescado, quantidade de gelo disponível, higiene, descarte adequado de resíduos, dedetização no espaço e estrutura dos quiosques, peixarias e estabelecimentos são alguns itens verificados pelos fiscais. As chamadas propriedades organolépticas, que se referem ao aspecto do produto, são avaliadas pela Vigilância Sanitária. Os olhos, escamas, textura e consistência do peixe são conferidos pela fiscalização para identificar se o alimento está adequado para o consumo.  

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Moradores querem ocupar escola estadual em Guarujá

• Guarujá abre 20 vagas para Oficina de Cinema nesta quarta (30)

• Orla do Guaiúba, em Guarujá, receberá revitalização total

A Secretaria Municipal de Saúde pontua que antecipar a Operação Semana Santa foi uma forma de possibilitar e assegurar que o consumidor tenha um produto com melhor qualidade no momento da compra. Em anos anteriores, a iniciativa começava na própria Semana Santa e as irregularidades descobertas aconteciam no auge da movimentação nos estabelecimentos do ramo.

Com a antecipação da medida em quase meio mês, os fiscais apontam as falhas, elencam uma série de recomendações, orientam os comerciantes e estipulam o prazo de até 15 dias para que as adequações sejam efetuadas. A nova prática prevê que melhores condições e produtos de qualidade superior sejam oferecidos a partir do Domingo de Ramos.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com o pontapé inicial da ação, pontos tradicionais no comércio de peixes e frutos do mar de Guarujá, como os bairros Perequê, Astúrias, Pernambuco, Jardim Cunhambebe, entre outros, já começaram a receber os fiscais da Vigilância Sanitária. A Operação Semana Santa prossegue nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software