Iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro, além das empresas Massfix e Verallia / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Descartar vidro ficou ainda mais fácil em Guarujá e Vicente de Carvalho. É que foi concluída a instalação de 15 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) exclusivos para a coletiva seletiva deste tipo de material reciclável. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), além das empresas Massfix e Verallia. Uma cerimônia na Praia do Tombo selou a inauguração oficial dos equipamentos na última segunda-feira (19).
Com olhar e ouvidos bem atentos, a jornalista Nathalia Birkholz, de 40 anos, foi uma das moradoras alcançadas durante o evento. Ela não sabia que o vidro tem expectativa de 1 milhão de anos para se decompor e comemorou a ampliação dos pontos de coleta seletiva. “Já separo os meus resíduos recicláveis e descarto na Estação de Sustentabilidade mais próxima, porém, sei que nem todos fazem o mesmo. É um alívio saber que a Prefeitura está preocupada com a logística reversa e buscando soluções para potencializar essa conscientização,” destacou.
Continua depois da publicidade
Na oportunidade, também aconteceu o lançamento do Programa Vidro Vira Vidro, desenvolvido pela multinacional Verallia. É por meio dele, que todo o processo de reciclagem dos novos PEVs será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). A iniciativa não tem custos para o Município.
Para o prefeito, que conheceu a iniciativa em visita a outra cidade e almejou a implantação também em Guarujá, a conquista é motivo de muita alegria. “Ampliar as políticas públicas ambientais é prioridade do nosso governo. Tenho certeza que firmamos mais uma parceria de sucesso e vamos continuar aumentando a coleta seletiva,” comemorou o chefe do Executivo.
Continua depois da publicidade
Grande fluxo de pessoas e comércios
Instalados em pontos estratégicos, conforme a avaliação de especialistas, cada PEV possui capacidade para 800 kg de vidro. O sistema moderno da estrutura possibilita que um alerta seja emitido à empresa Massfix para recolher os resíduos e, posteriormente, encaminhar à Verallia. A segunda instituição transforma tudo em novos recipientes para revender à indústria.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, os equipamentos foram planejados para ampliar a coleta seletiva do vidro onde há grande fluxo de moradores e turistas, além de comércios. “Por conta da vocação turística, nossas praias e praças estão sempre cheias. Ter um local exclusivo para descartar qualquer embalagem de vidro, inteira ou não, potencializará a reciclagem”.
Continua depois da publicidade
Agora são 27 PEVs
Com os novos pontos exclusivos para descarte de vidro, Guarujá e Vicente de Carvalho passam a contar com 27 PEVs de materiais recicláveis. Isso porque a Administração Municipal já disponibiliza 12 estações de sustentabilidade para a coleta seletiva nos bairros. Os equipamentos possuem, individualmente, capacidade para acomodar uma tonelada de papel, metal, plástico, papelão, além de embalagens de vidro e longa vida.
Onde encontrar os novos PEVsde vidro?
Continua depois da publicidade
Para facilitar a identificação dos novos PEVs, um mapa virtual está sendo disponibilizado em https://bit.ly/3p2Xqif. Abaixo, também é possível conferir todos os endereços:
– Avenida Miguel Estefno, 900, Praia da Enseada;
– Avenida Miguel Estefno, 1686, Praia da Enseada;
Continua depois da publicidade
– Avenida Miguel Estefno, 1966, Praia da Enseada;
– Avenida Miguel Estefno, 4710, Praia da Enseada;
– Praça Prefeito Abílio dos Santos Branco, Enseada;
Continua depois da publicidade
– Avenida Manuel Albino, 67, Santa Rosa;
– Praça Ivete Vargas, Tombo;
– AvenidaPrestes Maia, 330,Praia do Tombo;
Continua depois da publicidade
– Rua Emílio Portela, 285, Astúrias;
– Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1870, Praia de Pitangueiras;
– AvenidaMarechal Deodoro da Fonseca, 325, Praia de Pitangueiras;
Continua depois da publicidade
– AvenidaMarechal Deodoro da Fonseca, 367, Praia de Pitangueiras;
– Praça Brigadeiro Faria Lima, Barra Funda;
– Avenida Santos Dumont, 1755, Pae Cará;
– Avenida João Batista Furlani, 928, Jardim Progresso.