Cotidiano

Escola Dirce Valério, em Guarujá, recebe doação de piano

Instrumento musical poderá ser utilizado para aprendizagem dos alunos da unidade de ensino

Da Reportagem

Publicado em 28/09/2022 às 13:57

Atualizado em 28/09/2022 às 14:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O instrumento foi doado à Prefeitura de Guarujá, por uma moradora de São Paulo, capital, que não quer ser identificada / Diego Marchi/ Prefeitura de Guarujá

Continua depois da publicidade

A Escola Municipal Dirce Valério Gracia, no Jardim Tejereba, foi presenteada com um piano. O instrumento foi doado à Prefeitura de Guarujá, por uma moradora de São Paulo, capital, que não quer ser identificada.  O contato foi feito por meio do professor de artes da unidade de ensino, Adonis Xavier de Souza, que intermediou a doação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O professor conta que, quando soube por uma amiga sobre a doação de um piano, imediatamente se interessou e entrou em contato. Adonis explicou que a doação seria para uma escola pública, com o objetivo de estimular a vontade dos alunos em aprender a tocar um instrumento musical.  "Mandei um vídeo com os meus alunos cantando, a pessoa se sensibilizou e fez a doação", conta.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Moradora de Guarujá é finalista de reality show sobre decoração

• Alunos de Guarujá escrevem e-book com 37 desenhos e mensagens de apoio

• Em Guarujá, homem é salvo após quase despencar de prédio em obras; assista

Adonis considera importante ter instrumentos musicais em uma escola. "O fato de o piano estar exposto aqui no palco da escola pode estimular em alguns alunos a vontade de aprender a tocar", ressaltou. Além disso, ele comenta que o instrumento musical também poderá ser usado por algum estudante que esteja aprendendo a tocar o instrumento. "Eu mesmo, quando era adolescente, comecei a estudar e não tinha piano. Então, para ensaiar, ia à casa de conhecidos e, à época, usei muito o piano do teatro".

Doação feita, mas ainda faltava trazer o piano para a escola. "Comentei com a minha amiga Ivanete, que é telefonista da Prefeitura, e ela conversou com o superintendente de Serviços Gerais, Carlos José dos Santos. Ele e o secretário de Gestão Administrativa, Luciano de Moraes Rocha, viabilizaram a vinda do piano ao Guarujá. Só tenho a agradecer por esse gesto. Muita gratidão aos dois por essa atitude". 

Continua depois da publicidade

Por ser um instrumento antigo e bastante usado, o piano precisa de uma restauração, uma capa de proteção, além da afinação, que custa caro e o professor espera contar com a ajuda de voluntários para recuperá-lo. "Há dois alunos que estudam piano e já perguntaram se podem usar. Assim que conseguirmos afinar o piano, eles vão fazer uma apresentação aos estudantes no palco da escola, que é uma maneira de estimular os demais".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software