A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) realiza uma série de ações em alusão ao Outubro Laranja, que tem como foco o combate à obesidade infantil / Helder Lima / Prefeitura Municipal de Guarujá
Continua depois da publicidade
Para promover a educação alimentar, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) realiza uma série de ações em alusão ao Outubro Laranja, que tem como foco o combate à obesidade infantil. A programação acontece toda quarta e quinta-feira deste mês, na Unidade de Especialidades em Diabetes e Obesidade Infantojuvenil / Unidade Docinhos (Rua Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa) das 8 às 11 horas, em sua sala de espera.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
As atividades aos pacientes incluem, além da parte nutricional, orientações sobre atividades físicas, sessões de psicologia e fisioterapia. "Ver a parte postural desde o começo é fundamental para estimular a atividade física e fortalecer a musculatura e a postura, elementos importantes para a perda de peso", afirmou a fisioterapeuta Maria Fernanda Apa.
Marcelo Libanio, um dos pacientes, gostou do aprendizado obtido a partir das atividades. "Conheci muitos alimentos novos e entendi melhor sobre as comidas ruins. Aprendi também que a nossa postura e respiração ajudam bastante na nossa saúde", disse o estudante.
Continua depois da publicidade
A mãe de Marcelo, Darlene Libanio, conversou com a psicóloga do Programa sobre o papel dos pais no tratamento da doença. "Essa discussão deixou as coisas muito mais claras e fáceis de praticar. Procuro sempre fazer o melhor pelo meu filho e temos que nos policiar para cuidar da saúde dele e da minha", comentou.
SAUDÁVEL.
Além da equipe da Unidade, alunos do curso de Nutrição da Universidade Paulista (Unip) oferecem, toda semana, uma degustação de diferentes receitas saudáveis como almôndegas de frango, biscoitos de banana, guacamole, entre outras. O espaço também foi decorado com cartazes informativos sobre diversos alimentos. "Queremos combater esses alimentos mais calóricos com opções mais saudáveis e saborosas, mas que são simples de cozinhar", explicou o estudante de Nutrição, Alexandre da Silva.
Continua depois da publicidade