Habitação

Em Guarujá, Prefeitura inicia segunda fase de obras no Parque da Montanha

Nesta fase, são 649 moradias destinadas a famílias do Complexo Prainha, em Vicente de Carvalho; já a 1ª fase de obras está sendo finalizada, faltando apenas entregar 49 unidades, o que deve acontecer até o final do ano

Da Reportagem

Publicado em 08/08/2022 às 13:00

Atualizado em 08/08/2022 às 13:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em Guarujá, Prefeitura inicia segunda fase de obras no Parque da Montanha / Foto: Helder Lima/ Prefeitura de Guarujá

Continua depois da publicidade

Já estão em andamento, as obras das 649 moradias da 2ª Fase do Projeto Parque da Montanha – o maior conjunto habitacional em execução na Baixada Santista. Esta fase da obra foi viabilizada em função de um convênio entre a Prefeitura e a Santos Port Authority (SPA), que conta com a participação financeira, por parte do SPA, de mais de R$ 40 milhões.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As famílias beneficiadas são do Complexo Prainha, em Vicente de Carvalho, que moram em área de expansão portuária, que pertence à União, e que não tem as condições de habitabilidade e nem infraestrutura necessária para moradia. Conforme previsão da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), dessas 649 unidades, 60 deverão ser entregues ainda este ano, 289 em 2023 e 300 para 2024.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Imunização contra a pólio e multivacinação começam nesta segunda em Guarujá

• Homem usa cavalo para furtar fios de cobre em Guarujá e acaba preso

• Guarujá cria Programa de Combate ao Assédio Sexual no transporte coletivo

A primeira fase do empreendimento, que está sendo finalizada, com 91% dos serviços executados, totaliza 574 unidades, das quais 525 já foram entregues, faltando apenas entregar as chaves para 49 famílias, o que deve acontecer nos próximos meses. O Parque da Montanha está localizado no final da Avenida Prefeito Raphael Vitiello, na Vila Edna, e terá no total 1962 unidades.

Os apartamentos triplex têm forro leve em PVC e piso com placas esmaltadas. O entorno do conjunto habitacional possui estrutura de drenagem, esgoto, iluminação e pavimentação em todas as ruas principais do conjunto, totalizando 10 mil metros quadrados de asfalto.

Continua depois da publicidade

O empreendimento é a 3ª etapa do Projeto Favela Porto Cidade, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1, conforme contrato de repasse firmado em outubro de 2007, com o Ministério das Cidades, atual Ministério do Desenvolvimento Regional, sob gestão da Caixa Econômica Federal.

Melhorias urbanísticas
Além da produção habitacional, a Prefeitura de Guarujá está trabalhando para promover melhorias urbanísticas, voltadas aos moradores do Conjunto Habitacional Parque da Montanha. De acordo com a Sehab, está prevista a construção de uma Unidade Básica de Saúde, uma escola, um Centro de Convivência e vários espaços de lazer e projetos sociais, decisivos para a  melhoria da qualidade de vida das famílias.

Os projetos para as melhorias urbanísticas preliminares foram desenvolvidos pela empresa Consórcio Novo Guarujá, (Gerenciadora), com base em estudo de demanda.  Os projetos executivos já foram desenvolvidos por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e estão em fase de orçamento, em busca de parceiros para a contratação dos serviços.

Continua depois da publicidade

Também está previsto um terminal de ônibus para o local, que será implantado pela City Transportes – concessionária responsável pelo transporte coletivo de passageiros da Cidade.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software