A prefeita Adriana Machado fez apresentação à imprensa sobre seus planos para Guarujá / Nair Bueno / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
A atual prefeita de Guarujá fez um balanço de seus primeiros 60 dias de governo após o afastamento de Valter Suman de suas funções, que ocorreu na última semana de março, e aproveitou a oportunidade para detalhar à imprensa o seu plano de governo criado junto de seus secretários para os próximos meses. Durante a apresentação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (31), a chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para ressaltar que possui boa relação com políticos das esferas estadual e federal e afirmou que já vem realizando reuniões com deputados que a procuraram para manifestar apoio.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Adriana Machado abriu a apresentação discursando sobre suas competências e explicando que tem plena experiência em administração pública uma vez que atua como servidora em Guarujá desde 2006.
“Quando alguém fala que eu não sei nada de administração pública essa pessoa já começa errando porque eu estou na administração pública há bastante tempo. Quero deixar claro que o motivo dessa coletiva é mostrar o balanço que a gente fez nestes últimos 60 dias nos quais estamos passando por um processo que talvez seja a maior crise política que Guarujá já tenha passado e que não me cabe comentar. [Faço isso] para as pessoas entenderem que Guarujá continua fazendo realmente o seu papel, só que, claro, com mudanças porque é uma maneira de governar diferente”, afirmou Adriana.
Continua depois da publicidade
Entre os pontos trazidos pela prefeita, Adriana destacou a interação entre os poderes e ressaltou que a relação institucional junto ao Legislativo e Judiciário permanece intacta. Ela ainda explicou que seu planejamento se sustentará em três eixos para definir as responsabilidades para o presente e fixar projetos para o futuro.
“A cidade não podia parar, independente de tudo que aconteceu muitas pessoas dependem da Prefeitura e a cidade gira em torno de uma Prefeitura, seja no ordenamento, seja na execução de tarefas, desde a simples zeladoria aos projetos para construir alguma coisa”.
MUDANÇAS.
A chefe do Executivo afirmou que sua gestão efetuará readequações no orçamento para manter as contas equilibradas. Estão previstos cortes de despesas e recuperação do poder de investimento para acelerar o desenvolvimento da Cidade. Essa economia se dará com revisão de contratos, plano de contratações anual e controle das licitações.
Continua depois da publicidade
“Infelizmente a máquina pública ela cada vez mais ela tem custeio e a gente precisa entender que esse custeio ele é finito porque o orçamento também suas limitações. Nós estamos fazendo uma ampla revisão de todos os contratos. A meta é diminuir 20% do custeio da Prefeitura, para que a gente consiga fazer investimento. Hoje a prefeitura investe menos de 5% do seu orçamento, então, lá na frente a gente só tá pagando conta, viramos um mero pegador sem fazer investimento”.
A prefeita também pretende estimular a criação de políticas indutoras de desenvolvimento, com revisão do Código Tributário, do Plano Diretor e incremento ao Programa Pró-Guarujá, que prevê incentivo fiscal às empresas que queiram se instalar na Cidade ou ampliar seus negócios, com o objetivo de gerar vagas formais de emprego.
NOVO.
Adriana também aproveitou a oportunidade para anunciar a concepção do Condesg, o Conselho para o Desenvolvimento Sustentável de Guarujá, que será formatado a partir da adesão do governo municipal ao grupo de empresários e lideranças de Guarujá. Entre os objetivos do grupo está a mobilização para preparar a Cidade para o ano de 2034, quando Guarujá completa 100 anos de emancipação político-administrativa.
A administradora municipal afirmou que políticos de várias esferas também integrarão os trabalhos do Codesg e revelou que já está em contato com alguns deputados estaduais e federais para poder seguir com seus planos à frente da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
"A Rosana Valle foi a primeira deputada a me visitar dentro desse processo, veio muito solícita, com muita vontade de ajudar. Ela tem uma visão diferenciada também do que é a realidade, então foi muito boa a nossa reunião, ela trouxe uma emenda importante pro custeio do município em relação a saúde e vamos ter, novamente, uma nova reunião sobre Guarujá 2034 aqui. E não veio só ela, o Tenente Coimbra e outros parlamentares também vieram até aqui. São pessoas que realmente são da região e querem trabalhar o Guarujá de uma maneira diferente e continuar dando apoio porque a gente sabe que a gente tem limitações de orçamento e quando a gente consegue emendas, seja do Governo Federal, seja do Governo Estadual, a gente consegue executar projetos para a cidade", afirma.
Continua depois da publicidade