AÇÃO
Por ser uma Estação Móvel, em alguns momentos poderá ser removida do local para utilização das ações de educação ambiental da Semam
Além da unidade móvel, Guarujá conta com mais 11 unidades fixas distribuídas em alguns bairros, que funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) / Prefeitura Municipal de Guarujá
Continua depois da publicidade
A Estação de Sustentabilidade Móvel (trailer) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) estacionou, há uma semana, na praça do letreiro ‘Eu Amo Guarujá’, na Praia de Pitangueiras (Centro), e ali ficará por tempo indeterminado.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Por ser uma Estação Móvel, em alguns momentos poderá ser removida do local para utilização das ações de educação ambiental da Semam. Até então, o equipamento estava no estacionamento do Paço Municipal Raphael Vitiello, no bairro Santo Antônio.
Além da unidade móvel, Guarujá conta com mais 11 unidades fixas distribuídas em alguns bairros, que funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). O objetivo é estimular o descarte correto de resíduos no Município, fortalecendo a conscientização e o incentivo à causa ambiental junto à população.
Continua depois da publicidade
Cada PEV tem capacidade para acomodar uma tonelada de resíduo reciclável por mês. Os munícipes podem contribuir com a coleta seletiva descartando resíduos recicláveis como papel, vidro, plástico e metal. Os itens devem estar limpos e secos.
PEVs.
As estações estão localizadas na Praça do Povo (Santa Rosa), Praça Walter Belian (Guaiúba), Praça 14 Bis (Vicente de Carvalho), Praça Padre Cícero Romão (Vila Áurea), Praça ao lado do 1º Distrito Policial de Guarujá (Jardim Conceiçãozinha), Praça da Horta Social (Jardim Acapulco), no cruzamento da Avenida Albino dos Santos Gandares e Avenida Milton Mussa Gaze (Jardim Acapulco), instalada pela Semam, em parceria com a Administradora Jardim Acapulco; Sociedade Amigos do Bairro Pernambuco/Avenida das Marimbas, 5 (Pernambuco), Praça Mário Covas (Morrinhos), Prainha Branca, ao lado da Sociedade Amigos do Bairro, instalada pela Semam em parceria com a Abiove; e Paço Municipal Raphael Vitiello (Santo Antônio).
IRR.
O trabalho realizado pelo Município na construção de um sistema efetivo, inovador e pioneiro no que se refere a políticas públicas na gestão de resíduos nos últimos cinco anos (2017 a 2022) fez com que a Cidade aumentasse o Índice de Recuperação de Resíduos, o IRR (porcentagem calculada a partir da massa total coletada do Resíduo Sólido Doméstico – RSD), que atingiu no período, 2,07%, ultrapassando cidades como Curitiba, capital paranaense, com 2,01% – uma das mais preocupadas com a questão ambiental no país.
Continua depois da publicidade
Desde 2014, Guarujá vem dando os primeiros passos para se destacar entre outras cidades brasileiras em termos de sustentabilidade. Mas, foi a partir de 2017, que o Município começou a investir em ações que têm como foco garantir a excelência no desenvolvimento sustentável, com programas de reciclagem e gestão de resíduos, a partir do novo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), publicado em dezembro de 2016.
Continua depois da publicidade