Guarujá
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Raphael Vitiello (PP) atua em Guarujá como vereador há dois mandatos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
A reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Raphael Vitiello (PP) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Guarujá. Ocupando o cargo de vereador há dois mandatos, o prefeiturável concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito. Nesta eleição, ele disputa pela coligação “Renovar Para Transformar Guarujá”, composta pelos partidos PP, PRD, Mobiliza, Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) e Avante.
Raphael Vitiello: “Para transformar a saúde em Guarujá, planejamos construir e entregar um novo Hospital Municipal em Guarujá e Vicente de Carvalho, além da revitalizar as unidades básicas de saúde para atender ao crescimento populacional e às novas demandas de atendimento, com a adição de tecnologia avançada para melhorar a qualidade e humanizar o atendimento. Também buscaremos uma parceria com o governo do Estado de São Paulo para a instalação de um AME - Ambulatório Médico de Especialidade em nossa cidade, visando ampliar o acesso a serviços especializados de saúde”.
Continua depois da publicidade
Vitiello: “Nossas propostas para Guarujá incluem zerar a fila de creches por meio da construção de novas unidades e convênios. Vamos também capacitar os profissionais de educação, integrando-os às novas diretrizes e preparando-os para a utilização eficaz da tecnologia, facilitando a inclusão digital de jovens e crianças. Lutaremos junto ao governo do Estado de São Paulo para a implantação de uma FATEC - Faculdade de Tecnologia, com o objetivo de capacitar nossa população. Além disso, propomos a criação de um Centro de Atenção ao Autismo, essencial para oferecer suporte especializado e integral às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias”.
Vitiello: “As iniciativas para Guarujá incluem aprimorar a estrutura de coleta seletiva do município, incentivando cooperativas e entidades para melhorar o reaproveitamento de materiais. Implementaremos o Programa Rios Limpos, com mutirões de limpeza dos rios, divulgação em mídias e campanhas contra o descarte de lixo nas águas, e ações de dragagem e limpeza da orla costeira. Promoveremos também o ensino sobre meio ambiente nas escolas e, conforme a lei 12.305/10, criaremos uma Usina de Resíduos Sólidos por meio de uma Parceria Público-Privada, garantindo a destinação ambientalmente correta dos resíduos”.
Vitiello: “Para aprimorar a mobilidade em Guarujá, propomos a construção de uma Sede de Mobilidade, essencial para melhorar a gestão e coordenação das políticas de transporte e infraestrutura urbana. Além disso, planejamos a instalação de uma Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que se dedicará ao planejamento e gestão do tráfego, infraestrutura de transporte, e monitoramento e análise, garantindo um trânsito mais eficiente e seguro na cidade”.
Continua depois da publicidade
Vitiello: “Para melhorar a segurança em Guarujá, propomos implementar o Plano de Carreira para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de aumentar o contrato dos Guardas Vida Temporários (GVTs), por 12 meses dado o cunho turístico de nossa cidade. Também planejamos revitalizar e ampliar o Centro Integrado de Monitoramento, interligando-o com a Polícia Militar e utilizando o Cerco Digital para um combate mais eficiente à criminalidade. O Programa Escola + Segura reforçará a segurança nas escolas com novas câmeras de monitoramento e a ronda constante da GCM, além da retomada da Ronda Escolar”.
Vitiello: “Para impulsionar o desenvolvimento econômico em Guarujá, vamos apoiar o empreendedor local com treinamentos de aperfeiçoamento, divulgação institucional da cidade e convênios com instituições de investimento. Implementaremos o Programa Mão de Obra Guarujaense para incentivar empresas a absorver e qualificar a mão de obra local. A Casa dos Cursos oferecerá cursos profissionalizantes voltados para as necessidades da cidade, como oportunidades para o primeiro emprego. Além disso, o Programa Retroporto se concentrará em desenvolver a área retro-portuária com atração de investimentos e alinhamento com o Governo do Estado para melhorar o acesso ao porto e retroporto”.
Continua depois da publicidade