Guarujá

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Raphael Vitiello para Guarujá

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 01/09/2024 às 17:00

Compartilhe:

Raphael Vitiello (PP) atua em Guarujá como vereador há dois mandatos / Divulgação

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Raphael Vitiello (PP) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Guarujá. Ocupando o cargo de vereador há dois mandatos, o prefeiturável concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito. Nesta eleição, ele disputa pela coligação “Renovar Para Transformar Guarujá”, composta pelos partidos PP, PRD, Mobiliza, Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) e Avante.

Confira as propostas de Raphael Vitiello para Guarujá

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Raphael Vitiello: “Para transformar a saúde em Guarujá, planejamos construir e entregar um novo Hospital Municipal em Guarujá e Vicente de Carvalho, além da revitalizar as unidades básicas de saúde para atender ao crescimento populacional e às novas demandas de atendimento, com a adição de tecnologia avançada para melhorar a qualidade e humanizar o atendimento. Também buscaremos uma parceria com o governo do Estado de São Paulo para a instalação de um AME - Ambulatório Médico de Especialidade em nossa cidade, visando ampliar o acesso a serviços especializados de saúde”.

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Vitiello: “Nossas propostas para Guarujá incluem zerar a fila de creches por meio da construção de novas unidades e convênios. Vamos também capacitar os profissionais de educação, integrando-os às novas diretrizes e preparando-os para a utilização eficaz da tecnologia, facilitando a inclusão digital de jovens e crianças. Lutaremos junto ao governo do Estado de São Paulo para a implantação de uma FATEC - Faculdade de Tecnologia, com o objetivo de capacitar nossa população. Além disso, propomos a criação de um Centro de Atenção ao Autismo, essencial para oferecer suporte especializado e integral às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Vitiello: “As iniciativas para Guarujá incluem aprimorar a estrutura de coleta seletiva do município, incentivando cooperativas e entidades para melhorar o reaproveitamento de materiais. Implementaremos o Programa Rios Limpos, com mutirões de limpeza dos rios, divulgação em mídias e campanhas contra o descarte de lixo nas águas, e ações de dragagem e limpeza da orla costeira. Promoveremos também o ensino sobre meio ambiente nas escolas e, conforme a lei 12.305/10, criaremos uma Usina de Resíduos Sólidos por meio de uma Parceria Público-Privada, garantindo a destinação ambientalmente correta dos resíduos”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Vitiello: “Para aprimorar a mobilidade em Guarujá, propomos a construção de uma Sede de Mobilidade, essencial para melhorar a gestão e coordenação das políticas de transporte e infraestrutura urbana. Além disso, planejamos a instalação de uma Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que se dedicará ao planejamento e gestão do tráfego, infraestrutura de transporte, e monitoramento e análise, garantindo um trânsito mais eficiente e seguro na cidade”.

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Vitiello: “Para melhorar a segurança em Guarujá, propomos implementar o Plano de Carreira para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de aumentar o contrato dos Guardas Vida Temporários (GVTs), por 12 meses dado o cunho turístico de nossa cidade. Também planejamos revitalizar e ampliar o Centro Integrado de Monitoramento, interligando-o com a Polícia Militar e utilizando o Cerco Digital para um combate mais eficiente à criminalidade. O Programa Escola + Segura reforçará a segurança nas escolas com novas câmeras de monitoramento e a ronda constante da GCM, além da retomada da Ronda Escolar”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Vitiello: “Para impulsionar o desenvolvimento econômico em Guarujá, vamos apoiar o empreendedor local com treinamentos de aperfeiçoamento, divulgação institucional da cidade e convênios com instituições de investimento. Implementaremos o Programa Mão de Obra Guarujaense para incentivar empresas a absorver e qualificar a mão de obra local. A Casa dos Cursos oferecerá cursos profissionalizantes voltados para as necessidades da cidade, como oportunidades para o primeiro emprego. Além disso, o Programa Retroporto se concentrará em desenvolver a área retro-portuária com atração de investimentos e alinhamento com o Governo do Estado para melhorar o acesso ao porto e retroporto”.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Defesa Civil emite alerta para ventos fortes na Baixada Santista

Especialistas destacam que as intensas rajadas de vento podem provocar uma série de transtornos neste final de semana

Cotidiano

Piscinas públicas são alternativa para enfrentar altas temperaturas em SP

Nesta semana, as temperaturas já ultrapassaram os 30°C na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter