Guarujá

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Farid Madi para Guarujá

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 09/09/2024 às 18:30

Atualizado em 23/09/2024 às 14:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Farid Madi (Podemos) tenta ocupar o cargo de prefeito mais uma vez / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Thaís Margarido para Guarujá

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Pepe da City para Guarujá

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Sidnei Aranha para Guarujá

Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Farid Madi (Podemos) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Guarujá. O ex-prefeito de Guarujá, eleito em 2004, quer retornar à Prefeitura. Esta é a quinta vez que ele concorre a prefeito da Cidade. 20 anos depois da primeira vitória, Farid concorre pela coligação "Juntos pelo Guarujá feliz de novo", composta pelos partidos Podemos, MDB, PSD, DC e Solidariedade.

Confira as propostas de Farid Madi para Guarujá

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Farid Madi: “De antemão, pontuamos a necessidade de expandir o atendimento primário, fortalecendo e ampliando os horários de atendimentos e garantindo acesso universal à Atenção Primária. Vamos construir novas USAFAS e UBSs, a partir do estudo de territorialização, diagnosticando os bairros que apresentam maior necessidade à demanda. Reconstruir, urgentemente, a UPA Enseada e construir uma nova UPA em Vicente de Carvalho. Criaremos um Centro de Referência Municipal em Exames Diagnósticos por Imagem e implantaremos o serviço móvel de exames diagnósticos para atender a pacientes acamados e pessoas com deficiência. Para o combate à mortalidade materno e infantil há diversas ações, como a criação da “Rede de Amor Materno”, que também visa facilitar o acesso ao tratamento Pré-Natal, implantação do Programa Municipal de Cuidados às Gestantes “Ana Parteira”, com apoio e suporte às mães, do período pré-natal ao pós-parto, além da criação da Coordenação de Saúde Materno-Infantil e ampliação das UTIs pediátricas”.

Continua depois da publicidade

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Farid: “Entre as ações estratégicas programadas para a área estão a modernização dos processos de ensino-aprendizagem, com a implantação de salas de tecnologia de ponta, gamificação e laboratórios de robótica, além da implantação de recursos de multimídia em todas as unidades municipais de ensino. Do ponto de vista estrutural é necessário aplicarmos um amplo programa de reforma e manutenção das unidades escolares municipais, construir novas unidades de ensino fundamental e educação infantil e creches, para atender as demandas por bairros e zerar a fila de espera em matrículas além de reduzir a superlotação das unidades já existentes, pois desde que fui prefeito, há 16 anos atrás não se constrói uma escola no Guarujá. Vamos readaptar a Escola Técnica Municipal 1º de Maio como centro de capacitação profissional para jovens e adultos, com ênfase nas áreas portuária, retro portuária, aeroportuária, hoteleira, turismo, gastronomia, manutenção de aeronaves e manutenção naval”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Farid: “A fim de tornar mais democrática a elaboração de política pública ambiental vamos incentivar a participação popular, por meio de consultas públicas, fóruns, educação ambiental e uso de ferramentas digitais. Reafirmaremos a competência constitucional do município para o licenciamento Ambiental. Incluiremos as comunidades pesqueiras e tradicionais nas ações de limpeza e conscientização ambiental. Vamos implementar áreas de lazer, áreas verdes, passeios urbanos e parques e ampliar a interlocução do município com os órgãos ambientais das demais esferas (Estado e União). Faremos a revisão da legislação ambiental municipal e visamos inserir Guarujá na agenda global ambiental de acordo com padrões do PNUMA e IPCC. No âmbito da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criaremos o observatório tecno-científico para acompanhamento de grandes obras (Travessia Submersa e Aeroporto), com o objetivo de avaliar os impactos locais e adotar providências”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Farid: “Dado o volume de trânsito e a sazonalidade, faz-se urgente a implantação do serviço de operação de trânsito, principalmente nas grandes avenidas, a fim de atender as demandas que se apresentam em período de veraneio e feriados.   Guarujá necessita da implantação de estrutura para corredores de transporte a fim de agilizar o deslocamento de veículos e transporte público, ambulâncias, táxis, veículos de aplicativos, viaturas de socorro e policiamento. Vamos ampliar o sistema viário interbairros e entre bairros, com a construção de pontes nos canais da Enseada e Vicente de Carvalho, para criar novas rotas alternativas de trânsito. Visamos ampliar a malha cicloviária da cidade e melhorar o acesso do sistema viário municipal com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, melhorando a chegada à cidade, com a criação de alternativa de acesso junto ao Paço Municipal. Conclusão das obras do projeto de urbanização da Avenida Acaraú, em Vicente de Carvalho”. 

Continua depois da publicidade

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Farid: “Objetivamos reestruturar e ampliar o programa de monitoramento tecnológico de vias públicas (câmeras, drones, sensores, etc.) e aumentar a vigilância remota em áreas estratégicas. Queremos promover a ação “Vizinhança Solidária”, a fim de reconstruir os laços comunitários e de vizinhança para aumentar as redes informais de proteção social, com participação efetiva das forças policiais do Estado e Município. A Guarda Civil Municipal receberá especial atenção do governo a fim de ampliar e adequar o número do seu efetivo municipal, reestruturar o Plano de Carreira Cargos e Salários da categoria e dos Vigias Municipais, incrementar a CEIP - Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa da Guarda Civil Municipal, implantar bases móveis da GCM, além de ampliar a competência funcional da GCM para atuação nas ações de fiscalização de posturas, meio ambiente e trânsito. O município vai estabelecer parceria com a polícia científica – IC (Instituto de Criminalística) e IML (Instituto Médico Legal). Vamos ampliar o programa municipal “Patrulha Maria da Penha” e efetivar o cumprimento da lei federal 14.541/2023, celebrando convênio para apoio do funcionamento da Delegacia da Mulher durante 24 horas por dia e 7 dias por semana (on line). E, incrementar o PPDV - Plano de Prevenção à Drogas e Violência nas Escolas, entre outras ações”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Farid: “Guarujá promoverá a criação de mecanismos econômicos que visem a atração de investimentos privados e estabelecimento de Parcerias Público-Privadas e Instituir Zonas de Desenvolvimento Econômico, com incentivos fiscais, para atrair empresas dos setores de tecnologia, serviços e turismo. Estabeleceremos um Plano Municipal que objetive estruturar a economia local, com vistas ao uso sustentável da potencialidade do Porto de Santos, margem esquerda, aumentando significativamente a oferta de empregos no setor.
Visamos a expansão de iniciativas de empreendedorismo na cidade, amparadas em legislações vigentes e a estimulação, de forma efetiva e constante, da Economia Solidária, Criativa e Cooperativa em nossa municipalidade. Para tanto vamos criar o Conselho Municipal de Economia Solidária, visando a ampla participação popular, fomentando ações de apoio à formação de cooperativas, mediante as especificidades de cada bairro da cidade, além de promover eventos e feiras”.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software