Guarujá

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Coronel Rogério para Guarujá

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 20/09/2024 às 10:10

Atualizado em 23/09/2024 às 14:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Coronel PM Rogério se candidata a prefeito de Guarujá pela primeira vez / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Thaís Margarido para Guarujá

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Farid Madi para Guarujá

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Pepe da City para Guarujá

A reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Coronel Rogério (PRTB) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Guarujá. Rogério Silva Pedro é policial militar e tem 54 anos. Esta é a primeira vez que o candidato tenta a Prefeitura da cidade, mas não é a primeira candidatura: em 2022, o coronel tentou uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Confira as propostas de Coronel Rogério para Guarujá

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Coronel Rogério: “Queremos transparência e eficiência na gestão, impedindo perdas com incompetência e corrupção, priorizando a elevação do percentual de atendimento de Saúde Básica a níveis acima de 90%, hoje pouco mais de 50%, tendo ainda como meta a redução da mortalidade infantil e a melhoria da qualidade do atendimento emergencial. Também planejamos priorizar o atendimento pelos Servidores concursados, devendo os contratos com organizações sociais de saúde serem complementares e não a base do sistema; promover a modernização da infraestrutura física e tecnológica da rede pública, adotando Aplicativo para pré-cadastro nos atendimentos nas unidades de saúde e pronto atendimento, agilizando a implantação do prontuário eletrônico integrado; aprimorar atendimento especializado na saúde da mulher, com clínicas e ambulatórios com ênfase na prevenção, desde a adolescência até a terceira idade; utilizar o Esporte como prevenção de doenças, desde a infância até a terceira idade”.

Continua depois da publicidade

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Coronel Rogério: “Gastar com eficiência e planejamento, valorizar a carreira dos servidores e transformar o ambiente escolar, tornando-o atrativo ao aluno. Secretário técnico, do quadro da educação, cumprir a lei que determina concurso para diretores de unidades, libertando-os da interferência política; investimento na primeiríssima infância, com capacitação de pais e professores, ampliar vagas em creches da rede municipal e conveniadas. Maior permanência dos alunos nas escolas e centros multidisciplinares, para que as mães e pais possam trabalhar tranquilos, priorizando o empreendedorismo e prosperidade, esporte, cultura, atividades psicossociais, atendimento pré-hospitalar, educação ambiental, de trânsito, segurança pessoal e prevenção ao uso de drogas. Criar competições esportivas e programas culturais entre escolas, organizando anualmente torneios interescolares. Maior segurança nas escolas por meio da Ronda Escolar, vizinhança solidária e programas que atendam a comunidade escolar”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Coronel Rogério: “Criar o Plano Estratégico de Proteção Ambiental, priorizando o controle das invasões, responsabilização de proprietários, adotando sistema georreferenciado para fiscalização e sinalização de pontos de invasão ou ocupação irregular, interligando-o ao sistema de monitoramento por câmeras. Definição clara de metas de fornecimento de água e esgotamento sanitário para as regiões da cidade com a Sabesp, revisando o contrato existente, buscando ainda soluções para o esgoto lançado in natura em canais que deságuam nas faixas de areia das praias, bem como os resíduos sólidos carreados pelas águas; revisar o licenciamento e Certificação das empresas de coleta, transporte e destinação dos resíduos da Construção Civil, combatendo o descarte irregular de entulho. Elaborar projeto para a construção de usina de geração de energia com resíduos sólidos. Estruturar o atendimento aos pets, em especial cães e gatos no município, prioritariamente com sistema de PPP e convênio com universidades”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Coronel Rogério: “Organizar a Engenharia de tráfego para organização dos deslocamentos da população, visando a redução de mortes no trânsito e mobilidade, sendo implantada zona azul e aperfeiçoamento do fluxo do trânsito por meio de semáforos inteligentes que utilizem sistemas abertos, integrados ao sistema de segurança. Atuar junto aos governos estadual, federal e PPP para a viabilizar novo acesso à cidade com destino à região noroeste da Ilha, Rabo do Dragão; buscar recursos para a continuidade da rua Cubatão, criando uma ligação entre o Centro e o Jardim Helena Maria, implantando nova sistemática de acesso Balsa pela Avenida Adhemar de Barros e imediações. Concessão de serviço público para estacionamento de veículos e caminhões em áreas públicas da cidade. Revitalização do Terminal de Vicente de Carvalho e corredor de ônibus da Thiago Ferreira- Santos Dumond. Reconfiguração da rotatória Vila Zilda, resolvendo o problema do cruzamento, acesso ao Túnel, Av. Cachoeira, Lídio Martins Correa e Brasil”.

Continua depois da publicidade

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Coronel Rogério: “Utilizar a experiência de 37 anos na gestão de polícia, liderando os times que mais reduziram criminalidade na cidade de Guarujá e Baixada Santista, para melhorar a segurança da cidade. Aumentar a permanência das crianças e jovens em escolas e centro multidisciplinar, preparando-os para a cidadania, prosperidade e capacitação, afastando a influência de criminosos. Plano de segurança pública municipal, com diagnóstico de áreas críticas e prevenção primária, priorizando a tecnologia da informação. Aumentar a atividade delegada, por contratação de policiais, GCM e policiais da reserva por tempo determinado. Reforçar a imagem da GCM como polícia municipal, pautada no cumprimento da lei, proximidade com a comunidade, defesa das pessoas e patrimônio público, valorização salarial e critérios para promoção baseados em meritocracia e programas de aperfeiçoamento. Utilização dos avanços tecnológicos na área de TI e comunicação, inclusive drones, com total interatividade com as forças policiais”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Coronel Rogério: “Reconquistar a credibilidade do poder público municipal, construindo um pacto para a melhoria da qualidade de vida por meio da adequação da infraestrutura, geração de empregos e renda, transformando a cidade e valorizando as pessoas. Estabilizar a Segurança Pública, base para a retomada do setor turístico e de serviços, retomando o crescimento econômico e emprego. Criar incentivos fiscais às empresas que se instalarem no município e prover um choque de simplificação eficiente, eliminando encargos excessivos e reduzindo custos para o exercício das atividades. Tornar a relação entre a cidade e os cidadãos mais fácil e mais simples, agilizando a vida de quem quer empreender, trabalhar, estudar ou construir. Capacitação constante para a ocupação das vagas mais remuneradas. Criação do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente, alcançando todo o seu território, bairros e localidades”.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software