Ação contará com intervenções culturais com apresentações de dança e capoeira / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado todo dia 2 de abril, Guarujá terá uma caminhada às 14 horas, neste domingo (2), na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, em Pitangueiras (Centro). A ação tem como objetivo conscientizar a sociedade e combater o preconceito, além de esclarecer sobre os direitos da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A concentração está programada para acontecer ao lado do Restaurante Avelino’s entre as avenidas Leomil e Marechal Deodoro da Fonseca, e segue até a Praça dos Expedicionários (Pitangueiras).
A iniciativa é do Grupo União Autista, com apoio da Prefeitura de Guarujá por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, ligada à Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom), e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD).
Continua depois da publicidade
O assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secom explica que saber sobre o autismo não é algo necessário apenas para o autista e sua família, mas para a sociedade como um todo. “A inclusão da pessoa com TEA também envolve a integração em diferentes espaços de lazer e socialização, o que implica no papel de todos nós no processo de acolhimento e segurança. Por isso, ações como essa são fundamentais para conscientizar à população”, destaca.
De acordo com o presidente do CMDPCD, essa ação é importante para mostrar à população que os autistas precisam de cuidados especiais em todas as idades. “A inclusão ainda é um ponto importante a ser tratado, principalmente na área da Saúde e Educação”, afirma o presidente, que também é pai do Bernardo, de 10 anos, diagnosticado com TEA.
Continua depois da publicidade
A caminhada contará com a participação de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada, como o Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI); Instituto Nova Geração; Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa); Clinica Matheus Alvares; ONG Feliz Cidade; Projeto Descobrindo o Autismo e Ballet Mônica Andrade. Também participam do evento a turma de zumba do professor Rodrigo Medeiros (Rodrigão), Família Star Wars, Valter Truck (Piloto Aranha), Point dos Brinquedos, R.J Estamparia e a Distribuidora Beijo Doce.
Atividades
Ao final do percurso, já na Praça dos Expedicionários, várias intervenções culturais vão entreter o público. Entre as atrações estão apresentações de dança com os acolhidos da Residência Inclusiva da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e capoeira inclusiva pela Adisa. Além disso, quem quiser também vai poder aproveitar um belo passeio no trenzinho turístico da Secretaria de Turismo (Setur), com ponto de partida no local.
Continua depois da publicidade