Creche de Guarujá tem ioga para as crianças / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
A professora chega à sala de aula e dá o play na música, que pode ser o som de passarinhos cantando ou de uma cachoeira. Assim a música ambiente indica que a aula de ioga já vai começar para as crianças do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Interação, no Jardim Las Palmas.
Olhos bem atentos, respirando bem devagar e com muita calma, as crianças esticam as perninhas, mantendo sempre as costas bem retinhas. Quem conduz a aula de ioga com toda atenção é a pedagoga da Unidade, Maria Aparecida de Campos Castro. "Vamos abaixando as mãozinhas bem devagar, mexendo todos os dedinhos", orienta os pequenos.
Continua depois da publicidade
E para despertar o interesse da criançada pela modalidade, a professora começa a imitar alguns animais, que pode ser cachorro, borboleta ou peixe. E as crianças passam a imitá-la. Durante a atividade, eles fazem também a posição fetal, que inclusive, é um dos movimentos mais relaxantes às crianças. Tudo é feito em tapetes emborrachados.
A ideia de inserir a ioga no Núcleo surgiu na pandemia, quando a pedagoga do Neic, Bruna Freitas Santos, desenvolveu a atividade segundo roteiro de estudos da Secretaria de Educação (Seduc). E, neste ano, com as aulas presenciais foi possível ampliar e transformar a ideia em um projeto contemplando todas as turmas da Unidade.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Bruna explica que, geralmente, a ioga acontece uma vez ao dia, antes do horário do soninho. Ela ressalta que "a ioga tem boa adesão não só por parte das crianças, mas também pelos pais e toda família".
É o caso de Zilma Gomes Vitor Pinheiro, mãe de três filhas. Uma tem 17 anos e as outras duas são as gêmeas Ana Elisa Vitor Pinheiro e Ana Helena Vitor Pinheiro, de 3 anos, ambas matriculadas no Neic Interação, desde o ano passado.
Continua depois da publicidade
"Minhas filhas são outras crianças depois da ioga. A melhora delas na concentração, nas relações, na comunicação e até mesmo no andar e no desenvolver das atividades é nítida, principalmente de janeiro para cá. Cheguei até a perguntar na creche o que aconteceu para as minhas filhas mudarem para melhor assim. Foi quando descobri que era por conta da ioga".
Ela conta ainda que pensou em transferir as filhas de unidade escolar por conta da distância, mas devido aos benefícios da ioga gerados a elas decidiu mantê-las no Núcleo Conveniado. "Hoje elas ficam ansiosas para ir pra escolinha, e quanto tem aula de ioga elas saem de casa dizendo: Mamãe, nós vamos dar bom dia para o sol", lembra.
A orientadora pedagógica do Neic, Ana Paula de Carvalho, explica que as atividades da ioga englobam massagem, alongamentos sendo um momento diferenciado que faz aflorar o lado afetivo. "Assim eles aprendem a trabalhar em coletividade. Ajudam um ao outro e na socialização, concentração equilíbrio, expressão e socioafetivo. Tínhamos alguns alunos muito agitados no início e que hoje estão mais calmos, tranquilos, graças à ioga". O Neic Interação possui hoje, aproximadamente, 100 crianças matriculadas, na faixa etária entre 1 e 4 anos.
Continua depois da publicidade
Sobre a ioga
A prática surgiu na Índia há cinco mil anos e envolve o bem-estar de todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. A ioga consiste na união do corpo e da mente ao que está a nossa volta. O criador da ioga, Shiva, o Deus da criação e da consciência, gerou de forma instintiva movimentos complexos, de forma a torná-la uma filosofia e estilo de vida
Continua depois da publicidade