Guarujá
Segundo coordenador da Vigilância Sanitária de Guarujá, o reforço nos atendimentos na área da saúde surtiu efeito positivo
Os postos de saúde da de Guarujá ficaram lotados nos primeiros dias de 2025 / Pedro Rezende/Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
A Vigilância Sanitária de Guarujá acredita que a virose que atingiu a cidade do litoral sul paulista nas últimas semanas já passou pelo pico e agora a situação tende a melhorar.
Os postos de saúde da cidade ficaram lotados nos primeiros dias de 2025.
Continua depois da publicidade
Segundo Marcos Chachon, coordenador do órgão, o reforço nos atendimentos na área da saúde surtiu efeito positivo.
“Hoje, as salas de emergência e soroterapia dos Prontos Socorros (PSs) estão vazias, não há mais filas e as Unidades de Saúde da Família apresentam fluxo de pessoas dentro da normalidade”, afirmou o coordenador, em nota enviada pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
Há um surto de virose no litoral de São Paulo desde dezembro, com sintomas como náusea, dor abdominal, vômito e diarreia. Neste sábado (4/1), o governo paulista anunciou que orienta os municípios a evitar casos de Doença de Transmissão Alimentar (DTA).
Viroses podem ser respiratórias ou intestinais. O segundo caso é, geralmente, transmitida por água ou alimentos contaminados. Em boa parte das vezes isso acontece porque as pessoas não lavam as mãos antes das refeições ou de preparar a comida.