GUARUJA

Canil Municipal do Guarujá incentiva a adoção de cães idosos

Entre as vantagens, está o fato de identificar mais fácil se o cachorro é dócil, agitado ou agressivo

Da Reportagem

Publicado em 03/04/2023 às 21:40

Compartilhe:

A Prefeitura estimula a adoção tardia de cães / Divulgação/ PMG

O Canil Municipal da Prefeitura de Guarujá incentiva a adoção de cães idosos. O local possui 160 cachorros disponíveis para adoção, dentre eles, 34 são idosos e ainda esperam ansiosos por um lar, carinho e atenção. A última adoção de um cão mais velho ocorreu no último dia 17 de fevereiro. Aos 10 anos, Susie foi a única adotada em dois anos.

A Prefeitura estimula a adoção tardia de cães, a fim de mostrar que os animais mais velhos também trazem diversos benefícios para quem os adota. A Superintendência Bem-Estar Animal da Prefeitura de Guarujá funciona desde 2018 e, de acordo com a médica veterinária da Unidade, Jennifer de Souza, a procura por cachorros filhotes se sobressai à procura de mais velhos, o que faz com que alguns dos animais  se sintam esquecidos e tristes. "As vantagens de adotar um cão idoso é que o animal já está emocionalmente maduro e é mais fácil de identificar se o cachorro é dócil, agitado ou agressivo".

Esse é um fator importante para aqueles que vão adotar pela primeira vez se identificarem com os animais. "Além disso, cães adultos já estão acostumados a fazer xixi em lugares próprios, não ficam roendo objetos como os filhotes e já estão com a imunidade praticamente formada", explica a veterinária.

Tendo em vista a dificuldade e a necessidade da procura por cães mais velhos na Superintendência, a veterinária Jennifer tomou a iniciativa de adotar Sofia, uma cachorra de 12 anos, no dia 28 de março.

Os cachorros, a partir de 1 ano de idade, já são considerados adultos. Já os cães com 8 anos de idade ou mais são considerados idosos. Para conseguir adotar um cão na Superintendência Bem-Estar Animal, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para conclusão do processo adotivo. Todos os cães estão com as vacinas atualizadas: V8, contra leptospirose e antirrábica.

Após a adoção, a Unidade acompanha os novos tutores do animal. "No ato adotivo, pegamos o endereço e o telefone do tutor para acompanhar o estado de saúde do cão. Estamos sempre tentando conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável, principalmente de cães e gatos idosos. Geralmente, são os animais mais velhos que encontram dificuldade de achar um lar, pelo fato das pessoas procurarem mais filhotes ou de meia idade", explica a veterinária.

 Serviço

A Superintendência Bem-Estar Animal da Prefeitura de Guarujá funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. O local atende cães e gatos e conta com serviços como consultas, medições, castrações, adoções de cães e gatos e fluidoterapia (tratamento que corrige desequilíbrios hídricos e eletrolíticos, suplementa calorias e nutrientes e auxilia no tratamento dadoença primária). A instituição está localizada à Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301 - Jardim Conceiçãozinha.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter