GUARUJA

Canil Municipal do Guarujá incentiva a adoção de cães idosos

Entre as vantagens, está o fato de identificar mais fácil se o cachorro é dócil, agitado ou agressivo

Da Reportagem

Publicado em 03/04/2023 às 21:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Prefeitura estimula a adoção tardia de cães / Divulgação/ PMG

Continua depois da publicidade

O Canil Municipal da Prefeitura de Guarujá incentiva a adoção de cães idosos. O local possui 160 cachorros disponíveis para adoção, dentre eles, 34 são idosos e ainda esperam ansiosos por um lar, carinho e atenção. A última adoção de um cão mais velho ocorreu no último dia 17 de fevereiro. Aos 10 anos, Susie foi a única adotada em dois anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Prefeitura estimula a adoção tardia de cães, a fim de mostrar que os animais mais velhos também trazem diversos benefícios para quem os adota. A Superintendência Bem-Estar Animal da Prefeitura de Guarujá funciona desde 2018 e, de acordo com a médica veterinária da Unidade, Jennifer de Souza, a procura por cachorros filhotes se sobressai à procura de mais velhos, o que faz com que alguns dos animais  se sintam esquecidos e tristes. "As vantagens de adotar um cão idoso é que o animal já está emocionalmente maduro e é mais fácil de identificar se o cachorro é dócil, agitado ou agressivo".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Moradora acolhe 12 gatos deixados nas ruas e pede ajuda em Mongaguá

• Cães e gatos são abandonados no Jardim Jamaica, em Itanhaém

Esse é um fator importante para aqueles que vão adotar pela primeira vez se identificarem com os animais. "Além disso, cães adultos já estão acostumados a fazer xixi em lugares próprios, não ficam roendo objetos como os filhotes e já estão com a imunidade praticamente formada", explica a veterinária.

Tendo em vista a dificuldade e a necessidade da procura por cães mais velhos na Superintendência, a veterinária Jennifer tomou a iniciativa de adotar Sofia, uma cachorra de 12 anos, no dia 28 de março.

Continua depois da publicidade

Os cachorros, a partir de 1 ano de idade, já são considerados adultos. Já os cães com 8 anos de idade ou mais são considerados idosos. Para conseguir adotar um cão na Superintendência Bem-Estar Animal, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para conclusão do processo adotivo. Todos os cães estão com as vacinas atualizadas: V8, contra leptospirose e antirrábica.

Após a adoção, a Unidade acompanha os novos tutores do animal. "No ato adotivo, pegamos o endereço e o telefone do tutor para acompanhar o estado de saúde do cão. Estamos sempre tentando conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável, principalmente de cães e gatos idosos. Geralmente, são os animais mais velhos que encontram dificuldade de achar um lar, pelo fato das pessoas procurarem mais filhotes ou de meia idade", explica a veterinária.

 Serviço

Continua depois da publicidade

A Superintendência Bem-Estar Animal da Prefeitura de Guarujá funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. O local atende cães e gatos e conta com serviços como consultas, medições, castrações, adoções de cães e gatos e fluidoterapia (tratamento que corrige desequilíbrios hídricos e eletrolíticos, suplementa calorias e nutrientes e auxilia no tratamento dadoença primária). A instituição está localizada à Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301 - Jardim Conceiçãozinha.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software