Trabalhos seguirão normalmente em outros morros de Guarujá / Daniel Villaça / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Na manhã desta terça-feira (10), o Corpo de Bombeiros decretou o fim das buscas no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado) após a localização da última vítima fatal do deslizamento, o Cabo PM Marciel de Souza Batalha, do Corpo de Bombeiros, de 46 anos. Ele foi um dos primeiros a adentrar na comunidade durante os eventos da última semana, tendo conseguido salvar algumas pessoas antes de ser atingido pelos escombros. As buscas continuam na Barreira do João Guarda, que ainda tem 34 pessoas não localizadas.
“Estamos entrando em uma outra fase agora (na Barreira do João Guarda). Os caminhões estão chegando para tirar parte dos sedimentos, que acabam atrapalhando o Corpo de Bombeiros nas buscas. Todos já foram checados e chegamos à conclusão que ninguém está ali. Seguiremos todos os procedimentos e estratégias para que tiremos as pessoas com dignidade”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Capitão Marcos Palumbo.
Continua depois da publicidade
Este é o oitavo dia de buscas, que agora estão totalmente concentradas na Barreira do João Guarda. Os 85 bombeiros que lá já atuavam receberão reforço. Agora, o efetivo operacional passa a ser de 108 profissionais.
Ao todo, até o momento, 33 óbitos foram confirmados na Cidade, sendo 22 na Barreira do João Guarda, 9 no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado), 1 no Morro do Engenho e mais 1 na Rodovia Ariovaldo Almeida de Viana (Guarujá – Bertioga). Desde o dia da tragédia, o Município está acolhendo as pessoas que foram impactadas pelos deslizamentos na Escola Municipal Dirce Valério (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). Lá, os cerca de 350 munícipes estão recebendo atendimento médico e psicológico, além dos cuidados básicos de alimentação, higiene e acomodações para descanso.
Continua depois da publicidade
Sepultamento
Na manhã desta terça-feira, após um cortejo conduzido pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, foi sepultado o Cabo Marciel de Souza Batalha, no Cemitério da Consolação (Av. Presidente Vargas, 985 – Parque Estuário). O momento foi acompanhado por familiares, colegas de farda e populares, sensibilizados com a perda do bombeiro, que já salvava vidas há mais de 20 anos.
Na última quarta-feira (4), foi enterrado seu colega, o Cabo Rogério de Moraes Santos, de 43 anos, o terceiro corpo localizado soterrado no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado). Assim como ocorreu com Batalha, as viaturas do Corpo de Bombeiros também fizeram um cortejo fúnebre pela Cidade até chegarem ao Cemitério da Saudade (R. Silvio Rolim, s/nº – Vila Júlia), onde foi sepultado.
Continua depois da publicidade