VISITA

Bolsonaro tem dois SAMUs à disposição na Baixada Santista

Prefeitura diz que são utilizadas as viaturas fora de plantão; Município tem mais cinco para atendimento

Carlos Ratton

Publicado em 23/12/2021 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Reportagem resolveu apurar a informação após leitores, que viram as viaturas acompanhando o presidente, entrarem em contato com a Redação preocupados por conta da proximidade das festas de final de ano, quando a cidade recebe um grande número de turista / Divulgação

Continua depois da publicidade

Duas das sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Guarujá, que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte estão, desde semana passada, à disposição do presidente Jair Bolsonaro (PL), o acompanhando em seus passeios diários na Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Passeios de Bolsonaro na Baixada Santista incluem pescaria em ilha de cobras perigosas

• Exclusivo! Bolsonaro não quer máscaras dentro do Forte do Andradas, em Guarujá, diz fonte

• Olavo de Carvalho diz que Bolsonaro o usou para se promover

A Reportagem resolveu apurar a informação após leitores, que viram as viaturas acompanhando o presidente, entrarem em contato com a Redação preocupados por conta da proximidade das festas de final de ano, quando a cidade recebe um grande número de turistas, aumentando a demanda de atendimentos. Alguns colunistas também teceram críticas sobre a questão via perfis na internet.

A Prefeitura de Guarujá explica que disponibiliza duas viaturas que estão fora do plantão para atender a comitiva presidencial, não atrapalhando a rotina do serviço. Ainda segundo a Administração Valter Suman (PSDB), a medida tem amparo legal, conforme estabelecido pela legislação federal, nos decretos 3897/01, 4332/02, 9668/19 e na Lei 10.683/03 (MP 870/19).

Continua depois da publicidade

O Município possui uma população estimada em cerca de 308 mil habitantes e cada ambulância tem papel preponderante em urgências para situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

A Administração explica que o parâmetro estabelecido pelo Ministério de Saúde é de uma ambulância para cada 150 mil habitantes, Portanto, Guarujá necessitaria de apenas duas ambulâncias. O Município conta ainda com quatro motolâncias e uma das ambulâncias é um Veículo de Intervenção Rápida (VIR).

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Em média, o SAMU de Guarujá realiza 40 atendimentos por dia.

Continua depois da publicidade

O presidente Jair Bolsonaro deve ficar em Guarujá somente até hoje. Durante a décima hospedagem no Município, sempre nas dependências do Forte dos Andradas, o presidente promoveu passeios pelas demais cidades da região, sempre acompanhado de comitiva e sem máscara de proteção contra a Covid-19.

Anteontem, o Comando do Forte garantiu que não procedia a informação que o presidente teria proibido o uso de máscaras nas dependências da fortificação, mas um militar revelou que Bolsonaro não quer ninguém com máscara perto e que a iniciativa estaria constrangendo o Comando e incomodando inúmeros outros militares que, por conta da hierarquia, não se manifestam.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software