Guarujá

Audiência Pública da Semam reúne mais de 150 pessoas em Guarujá

Em dois dias, participantes analisaram estudos referentes à implantação, operação, modernização, gestão e manutenção dos serviços de limpeza, zeladoria urbana e manejo de resíduos sólidos no Município

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2023 às 17:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O novo Marco do Saneamento Básico altera algumas diretrizes da gestão de resíduos sólidos / Hygor Abreu/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá concluiu mais uma importante etapa da gestão participativa em prol dos avanços nas questões ambientais do Município. Entre os dias 31 de janeiro e 1º deste mês, mais de 150 pessoas participaram da Audiência Pública realizada, durante dois dias, pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), sobre a modernização dos serviços de limpeza, zeladoria urbana e manejo de resíduos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os participantes discutiram sobre o projeto técnico e levantaram suas questões relacionadas à operacionalização de coleta, transporte, transbordo, limpeza de vias públicas, entre outros pontos, que foram atendidas prontamente pela Semam.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PAT Guarujá tem duas vagas de emprego nesta quarta-feira (8)

• Guarujá tem inscrições abertas para o Programa Recomeçar

• Em Guarujá, PAT tem vagas de emprego para eletricista e vendedor

"Estamos cumprindo determinação de modernização estabelecida pelo novo Marco Legal de Saneamento Básico (Lei Federal 14.026/2020), que permite aos municípios dar maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos; e seguindo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos", destaca o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

O novo Marco do Saneamento Básico altera algumas diretrizes da gestão de resíduos sólidos. Ele prevê a modernização dos serviços de coleta e manejo de resíduos com a possibilidade de terceirizá-los e altera prazos para que os municípios dêem fim aos lixões. Sancionado em julho de 2020, o novo marco tem o potencial de transformar a realidade da gestão de resíduos no País.

Continua depois da publicidade

A Audiência Pública foi realizada no Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Guarujá (Sindserv), no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho; e no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no Jardim Tejereba (região da Enseada). Munícipes também puderam participar de forma on-line pelas redes sociais da Prefeitura e da Semam pelo Facebook e  Youtube.

Os estudos técnicos foram feitos em razão do Edital de Chamamento Público nº 09/2022 e permanecem disponíveis para consulta no https://tinyurl.com/estudosrs.  Para quem não conseguiu acompanhar as audiências públicas, já pode assistir a gravação no canal do You Tube da Semam, o HTTPS://youtube.com/@SEMAMGuaruja.  

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software