FINALMENTE
A estátua terá sete metros de altura. Atualmente, Guarujá possui 400 casas de candomblé, umbanda, angola, geijê , kêtu, nagô, escolas de samba, academias de capoeira e outras
Assim como Santos e Praia Grande, Guarujá também poderá reverenciar Iemanjá / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
Assim como Santos e Praia Grande, Guarujá também poderá reverenciar Iemanjá. Isso porque uma estátua da Rainha do Mar deverá ser instalada na orla da Praia da Enseada, em 2023, provavelmente antes das festividades que geralmente ocorrem em fevereiro, com em tendas, palco montados e diversas atrações para celebrar a orixá, em que mais de 15 mil pessoas participam.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A Yalorisá Terezinha de Jesus Lima, que representa o ylê Asé oyá balenytá, confirma a instalação no ponto da praia onde é feito a Festa de Iemanjá todos os anos.
"Não tenho data ainda, pois a base ainda está em construção. A proposta já passou na Câmara de Vereadores e tem aval da Prefeitura. Tudo correndo na perfeita ordem", adianta.
Continua depois da publicidade
A estátua terá sete metros de altura. Atualmente, Guarujá possui 400 casas de candomblé, umbanda, angola, geijê , kêtu, nagô, escolas de samba, academias de capoeira e outras. "Todos fazem parte de povos tradicionais e de religião de matrizes africana", diz Terezinha.
A Secretaria de Cultura (Secult) de Guarujá informa que no momento está em tratativas para alinhar as ações e festividades de Iemanjá na Cidade. No entanto, as festa deverá seguir a forma tradicional. As comemorações acontecem em um espaço de 9.800 m² montado na faixa de areia, na altura da Praça Horácio Lafer (Jardim Tejereba).
Deverá ter cerca de 45 tendas, que receberão 22 ilês de terreiros do município, além de um palco para apresentações e uma tenda de apoio com representantes da Secretaria de Cultura (Secult)
Continua depois da publicidade
Dentro das festividades ocorrem sempre manifestações musicais, religiosas, entre outras atividades gratuitas. As comemorações têm início com a tradicional procissão que leva a imagem do orixá feminino. São distribuídas também fitinhas semelhantes às de Nosso Senhor do Bonfim, uma lembrança da Festa de Iemanjá de Guarujá.
SANTOS.
Depois de muita luta, Santos aderiu à liberdade religiosa e instalou a estátua em homenagem à Rainha do Mar na Praça Luiz La Scala, Ponta da Praia. Antes, conforme reportagens do Diários, a estátua estava guardada no Teatro Municipal por conta da intolerância religiosa.
A situação chegou ao ponto do Levante Tereza de Benguela: Baixada Santista contra o Racismo e a Intolerância Religiosa ter que realizar uma manifestação pela instalação da estátua. Santos possui cerca de oito mil adeptos à religião afro e milhares de outros simpatizantes à diversidade religiosa.
Continua depois da publicidade
A estátua representa o movimento negro, o empoderamento feminino e a religião de origem africana. É fruto de investimento privado e foge das demais vistas em todo o Brasil: totalmente afro, respeitando os dogmas da religião e a mitologia africana. Uma Iemanjá negra, de cabelos black, corpo e rabo de sereia.
PG.
Em Praia Grande, os festejos de Iemanjá que aconteceram no último final de semana, se estendem até o próximo (10 e 11 de dezembro), na faixa de areia das praias dos Bairros Mirim e Caiçara.
De acordo com o secretário de Trânsito, José Américo Franco Peixoto, que está respondendo interinamente também pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública, "as equipes da Prefeitura estarão atentas também a questões como abusos sonoros e eventuais delitos ou irregularidades quanto ao Código de Posturas do Município. O objetivo é que todos possam aproveitar o evento de forma tranquila e segura".
Continua depois da publicidade
As ações acontecem principalmente nos acessos à Cidade, como a Avenida Ayrton Senna da Silva, próximo à Ponte do Mar Pequeno e Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, pontos que contam com apoio da Polícia Militar Rodoviária, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Continua depois da publicidade